Carros

Renault Mégane RS, de R$ 130 mil e 265 cv, é certeza do 2º semestre

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/04/2014 07h00

Está definido: a importação do Mégane RS começa no segundo semestre. Fontes ligadas à marca estimam preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.

O cupê passava por estudos e clínicas no Brasil desde o ano passado, quando a Renault o exibiu para experimentação da imprensa especializada. Segundo apuração de UOL Carros, sua apresentação deve acontecer oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, junto com a reestilização do sedã Fluence -- ambos devem ser os destaques do estande da marca no evento.

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UOL Carros
rodou por mais de uma semana com uma unidade do modelo de testes por ruas de São Paulo (SP) e do interior do Estado -- em 2013, participou do evento restrito em um aeródromo, já que o carro não estava emplacado.

O desempenho empolgante que o cupê mostrou na pista de aviação não mudou. O Mégane RS utiliza um motor 2.0 turbo de 265 cv e 36,7 kgfm de torque, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingir 254 km/h de máxima limitada eletronicamente.

Já o consumo de combustível... Segundo o próprio computador de bordo, o esportivo fez 3,2 km/litro de gasolina enquanto rodava na cidade e 5,8 km/l na estrada, sempre com o ar-condicionado ligado. Tudo bem, a sede ainda é justificável no caso de esportivos reais.

Murilo Góes/UOL
Visual do Mégane RS serviu de inspiração para o desenho do Hyundai Veloster Imagem: Murilo Góes/UOL

MAIS CARRO, MENOS PISTA
Apesar da pegada malvada, é possível notar bons modos da suspensão (McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira), que está mais macia e adaptada ao asfalto brasileiro, mesmo no modo mais esportivo de atuação da assistência eletrônica -- configurável por meio do computador de bordo. Ainda assim, a rolagem da carroceria é mínima -- ou seja, dá pra fazer curva de verdade a bordo deste cupê.

Quando preciso, os freios seguram muito (muito mesmo) o carro graças ao eficiente conjunto da Brembo.

Os bancos em formato de concha que equipavam os carros no último ano deram lugar a um assento maior, confortável e "civilizado". Ainda assim, há um toque esportivo, com grandes apoios laterais para segurar o motorista em manobras mais arrojadas. Quem dirige, ou pilota, também ganha o direito de ajustar seu banco com comandos elétricos -- o passageiro faz tudo por alavancas.

Murilo Góes/UOL
Mégane RS é bom, mas Renault terá trabalho para roubar clientes do Golf GTI Imagem: Murilo Góes/UOL

INTERIOR DE FLUENCE?
Donos do sedã médio da Renault vão reconhecer de cara a cabine do Mégane RS. Há alguns caprichos extras que não são oferecidos pelo Fluence, como a central de comandos atrás da manopla de câmbio, os detalhes em preto brilhante nos puxadores das portas e o friso vermelho que cobre toda a parte frontal do painel. De resto, é tudo muito familiar, "culpa" da padronização de linhas e peças.

O sistema de entretenimento com navegação por GPS integrada é bonitinho, lúdico até: nos mapas, a localização do carro é representada por um mini Mégane. Mas falta intuitividade nos comados e há dificuldades para conexão bluetooth -- nos testes, parte da equipe de UOL Carros conseguiu parear o aparelho, parte ficou "muda".

Em suma, o carro tem acabamento honesto e pacote de equipamentos recheado, mas não para um carro de R$ 130 mil. A Renault terá de caprichar na publicidade e ressaltar a esportividade do cupê, não sua interatividade. Na comparação direta com o principal rival, o Mégane é bem mais forte e dinâmico que o Volkswagen Golf GTI, mas muito menos confortável e tecnológico.

Outra opção à marca francesa é destacar a beleza da carroceria, que literalmente fez o trânsito parar durante nosso passeio por São Paulo. Mas atenção: quando for lançado oficialmente, o Mégane RS deverá exibir a nova "family face", similar à do novo Fluence, Clio e de todo Renault fabricado atualmente. Malvado, mas sem abrir mão da identidade.

Murilo Góes/UOL
A nova cara do Mégane RS foi apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro Imagem: Murilo Góes/UOL

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