Topo

Nova geração do Audi TT desembarca no Brasil ainda este ano

André Deliberato

Do UOL, em Genebra (Suíça)

04/03/2014 14h45

Maior destaque da Audi no Salão de Genebra 2014, a nova geração do TT chega ao Brasil até o final deste ano e ainda neste semestre na Europa. O modelo também foi mostrado à imprensa e a convidados VIPs durante a Volkswagen Group Night, nesta segunda-feira (3), na cidade suíça -- mas não teve seus preços oficiais revelados.

O novo TT é feito sobre a plataforma modular MQB, que também é base da família A3 e do novo Volkswagen Golf. O resultado dessa mudança estrutural pode ser notado logo de cara: são 2 cm a menos (de 4,20 m para 4,18 m), 3,7 cm a mais de distância entre-eixos (de 2,46 m para 2,50 m) e 50 quilos "emagrecidos" (totalizando 1.230 kg).

  • AFP

    Rupert Stadler, CEO da Audi, apresenta a nova geração do TTS em Genebra

Apesar disso, o carro ficou muito parecido com a geração anterior. A mudança só fica nítida quando se repara nos faróis e lanternas (de LED, com novo desenho interno) e na grade dianteira. Os vincos laterais e a tradicional silhueta foram mantidos. Por dentro o TT tem formas muito parecido com as do A3. O cluster de instrumentos deixou de lado os mostradores analógicos e agora exibe uma poderosa tela de LCD de 12,3 polegadas.

Os motores não mudaram, mas ganharam mais potência: o 1.8 turbodiesel saltou de 160 cv para 184 cv (38,7 kgfm de torque); e o 2.0 turbo pulou de 211 cv para 230 cv (37,7 kgfm de torque). A configuração esportiva S (o carro vermelho mostrado em nossas fotos) tem 310 cavalos (38 cv a mais que o TTS anterior),  e acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, de acordo com a Audi. A transmissão pode ser manual ou automática (S-tronic) de seis marchas.