Topo

Novo Toyota Corolla chega com nota A de consumo

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/02/2014 14h27

O novo Toyota Corolla, cuja apresentação oficial acontece em 12 de março, continua circulando camuflados pelas rodovias de São Paulo. Agora foi o internauta Sandro Lugão que fotografou quatro unidades do sedã na Castello Branco.

Uma das imagens é reveladora: o Corolla traz o selo de eficiência energética do Conpet (na cor verde), o programa de aferição de consumo do Inmetro. Ao lado, a etiqueta (branca) apontando que aquele carro é nota A.

  • Sandro Lugão/UOL

    Novo Corolla circula camuflado em SP exibindo o selo de eficiência energética

O selo é outorgado a carros que tenham nota A de eficiência (baixo consumo) em sua categoria (cujo critério principal é o porte) e A ou B na lista geral de carros aderentes ao programa. São as notas marcadas em verde na etiqueta.

A atual geração do Corolla também é detentora do selo do Conpet (exercício 2014), mas apenas carros dotados do motor flex 1.8 e câmbio manual de seis marchas e automático de quatro foram avaliados pelo Inmetro. Este propulsor continua equipando a nova geração do modelo, mas o câmbio automático é diferente: trata-se de um CVT (continuamente variável) que simula sete marchas. O novo Corolla também oferecerá opção de motor 2 litros.

Não é possível saber qual a versão do novo Corolla que apresentava o selo Conpet durante o teste flagrado na estrada; se for uma dotada de motor 1.8 e câmbio manual, nenhuma novidade -- mas qualquer outra combinação de motor/câmbio receber nota A e a distinção do Inmetro é fato novo no currículo do modelo, e mais ainda para sua nova geração.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br