Carros

Hyundai ix25 estreia no Salão de Pequim e não tem data para ser brasileiro

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/02/2014 10h58Atualizada em 15/04/2014 17h22

A Hyundai não lançará o SUV compacto ix25 no Brasil nos próximos meses. O modelo será apresentado ao mundo em meados de abril, mas no longínquo Salão de Pequim, na China. A previsão é que o lançamento efetivo no país asiático aconteça ainda no primeiro semestre.

  • Reprodução/Car News China

    Ainda muito camuflado, ix25 já aparece em sites automotivos da China

Segundo uma fonte da HMB (divisão nacional da fabricante coreana), não há qualquer indício de que o "suvinho" já tenha dado as caras na fábrica de Piracicaba, de onde sai a gama HB20. A informação é confiável porque jamais houve um flagrante de mula ou protótipo dele circulando disfarçado pelo Brasil (o próprio HB20 apareceu muito antes de seu lançamento, em setembro de 2012). 

A plataforma do ix25 é a mesma de vários carros do grupo Hyundai-Kia; não dá para dizer que se trata especificamente de um "SUV do HB20". Na mídia chinesa, o futuro modelo -- que terá fabricação naquele país por meio da joint-venture Beijing-Hyundai -- é considerado um rival do Ford EcoSport e até mesmo do Volkswagen Taigun, ainda em desenvolvimento (e menor que o Eco).

  • Divulgação

    Conceito Hyundai Curb, de 2011, é o paradigma de estilo do novo SUV coreano

O visual do suvinho ainda é mantido em relativo segredo, apesar dos flagrantes publicados em sites da China (como o que reproduzimos nesta página). A base conceitual dele, além de obviamente posicionar-se como uma variação reduzida do ix35 (e, mais remotamente, do novo Santa Fe), é o Curb, estudo de utilitário compacto mostrado pela Hyundai em 2011.

Operando em três turnos desde setembro de 2013, a fábrica da HMB no interior paulista tem capacidade produtiva máxima de 150 mil carros por ano. De lá saem HB20, HB20X e HB20S -- que, juntos, emplacaram 13.577 unidades em janeiro. Mesmo que o ritmo mensal de vendas caia um pouco, a projeção para 12 meses supera o que a fábrica pode entregar. O ix25 poderia vir por importação, mas aí o assunto é com a Hyundai-CAOA.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo