Carros

Fiat faz recall de todas as versões da picape Strada de três portas

Murilo Góes/UOL
Sem coluna central, sustentação do cinto mudou e parafuso de ancoragem foi produzido com medida menor do que a necessária para segurança total em caso de acidente Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/12/2013 22h01

A Fiat do Brasil anunciou na noite desta sexta-feira (20), em rede de televisão e por meio de seu site oficial, o recall da picape Strada Cabine Dupla com três portas, em suas três versões -- Working, Trekking e Adventure -- por conta de falha no sistema do cinto de segurança do passageiro do banco dianteiro.

O recall envolve todas as unidades produzidas entre 5 de julho e 19 de novembro deste ano, com número de série de chassis de 7692036 a 7749028.

Modo geral, considerando todas as versões e configurações, que também incluem Strada Cabine Simples e Cabine Estendida, o modelo é o utilitário mais vendido do pais -- foram mais de 111 mil unidades emplacadas até novembro, mês do último balanço fechado deste ano.

TERCEIRA PORTA ELIMINA COLUNA CENTRAL
Com conceito revolucionário para o segmento de picapes compactas, a Strada com três portas -- com porta extra do lado direito, a ser usada pelo para o passageiro, em carroceria com cabine dupla, de tamanho ampliado em relação à cabine padrão -- foi lançada há pouco mais de dois meses, em outubro. O mecanismo de abertura da porta extra, que é "suicida" (se abre em sentido contrário ao habitual), forçou a eliminação da coluna central, que é emulada por bordas mais grossas da porta traseira e um sistema de encaixe da porta dianteira do lado direito; com isso, o cinto de segurança dianteiro, habitualmente ancorado na coluna central, também teve de ter seu mecanismo revisto.

Segundo a fabricante, parafusos de ancoragem do cinto de segurança do passageiro dianteiro foram produzidos com comprimento menor em relação ao projetado (33 milímetros contra 38 mm), o que reduz a resistência do equipamento em uma eventual colisão e pode trazer riscos à segurança do usuário.

A verificação e reparo com substituição dos parafusos podem ser feitos a partir da próxima segunda-feira, dia 23, em qualquer concessionária ou autorizada da marca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da central de relacionamento da marca, 0800 707 1000, e pelo site oficial da Fiat.

Leia abaixo o comunicado oficial de recall da Strada:

"A FIAT AUTOMÓVEIS convoca os proprietários dos veículos acima identificados,  fabricados no Brasil,  para que se dirijam à REDE DE CONCESSIONÁRIAS FIAT a partir 23 de dezembro de 2013 visando à substituição dos parafusos de fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do passageiro do banco dianteiro.

O eventual risco de segurança ao consumidor se dá em face à utilização de um parafuso de menor comprimento (33 mm) em relação ao que foi concebido no projeto (38 mm), trazendo como consequência uma redução no comprimento útil de resistência, entre a porca e o parafuso, predispondo em caso de colisão a perda de ancoragem inferior do cinto, podendo afetar a segurança do usuário.

Este serviço é gratuito e deve ser agendado na concessionária e/ou oficina assistencial Fiat de sua preferência. Em caso de dúvida, solicitamos-lhe contactar nossa CENTRAL DE RELACIONAMENTO: 0800 707 1000 ou ainda pelo website www.fiat.com.br.

Com essa atitude, a FIAT AUTOMÓVEIS S.A. demonstra o profundo respeito aos seus consumidores e o seu reiterado compromisso de comercializar e garantir produtos da mais elevada qualidade e confiabilidade."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo