Topo

Brasileiro em 2016, Mercedes-Benz GLA começa a ser feito na Alemanha

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2013 18h24

A Mercedes-Benz divulgou nesta terça-feira (10) que o primeiro exemplar do SUV compacto GLA saiu da linha de produção da fábrica de Rastatt, na Alemanha. O modelo foi apresentado como conceito no Salão de Xangai, em abril deste ano, e apareceu em sua forma definitiva no Salão de Frankfurt, em setembro.

O GLA é um dos modelos que a Mercedes produzirá no Brasil a partir de 2016, junto com a nova geração do Classe C. Sua chegada faz parte da estratégia global de crescimento da Mercedes-Benz, chamada de "2020", que inclui, entre outras medidas, o surgimento da fábrica de Iracemápolis (SP). Além de Rastatt, atualmente a Mercedes produz carros compactos (Classes B, A e CLA) em Kecskemét, na Hungria.

Antes de virar brasileiro, porém, o modelo deve ser vendido por aqui importado da Alemanha. Seu objetivo é acabar com o reinado do BMW X1, que hoje é pouco ameaçado pelo Audi Q3. O preço do GLA não deverá fugir dos valores que hoje são são praticados por seus rivais, independentemente de ser importado ou não.

 

O GLA utiliza motores e câmbio conhecidos: 1.6 a gasolina, com turbo, injeção direta e 158 cv (da versão GLA 200); e o 2.0 de quase 214 cv (GLA 250), também com turbo e injeção direta, além de tração integral 4Matic. Em qualquer caso, o câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem, com sistema start/stop auxiliando na economia de combustível.

O suvinho é o quarto de um total de cinco novos veículos compactos que a Mercedes pretende vender pelo mundo até 2020. O quinto elemento ainda é segredo de estado.