Topo

Além de carros, Chery fará motores 1.0 turbo no interior de SP

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/11/2013 12h48Atualizada em 12/11/2013 12h48

O vice-presidente da Chery Brasil, Luis Curi, confirmou em um workshop realizado na última segunda-feira (11), que a montadora chinesa irá construir uma fábrica de motores próxima à de carros, que já está sendo erguida na cidade de Jacareí (SP), localizada a 82 km da capital. A fabricante planejava esse investimento desde o início deste ano.

Lá, serão produzidos motores 1.0 turbo flex em parceria com a Magneti Marelli, munidos do sistema start-stop (que desliga automaticamente o veículo em paradas breves, religando-o assim que o freio é aliviado), e também unidades 1.5 flex, com participação da Delphi no desenvolvimento de tecnologias biocombustível.

As duas configurações serão utilizadas, respectivamente, no QQ e no Celer nacionais, os dois primeiros modelos que a multinacional começará a produzir no país. "A engenharia da China ainda está fazendo os testes, mas estamos caminhando para essas tecnologias, que ajudarão a alcançar os níveis de eficiência energética exigidos pelo Inovar-Auto", ressaltou o vice-presidente.

Os investimentos estão estimados em US$ 130 milhões (cerca de R$ 300 milhões) e serão feitos pela Acteto, divisão de powertrain da Chery. As operações devem começar ainda em 2014, pois, de acordo com Luis Curi, o novo regime automotivo forçou a uma mudança no planejamento da companhia.

"A princípio, nossa ideia era agregar à fábrica [de automóveis] um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com o Inovar-Auto, reavaliamos e decidimos trocar o centro pela antecipação da fábrica de motores, o que ajudaria a adequar ainda mais o projeto às exigências do novo regime automotivo", frisou.

Agora, a nova ideia é terceirizar o setor de pesquisa e desenvolvimento, com acompanhamento próximo da matriz da Chery, na China.