Vídeos do Auto+

Segurança vira assunto sério também no Brasil, mas ainda é cara; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/10/2013 19h38

Antes restritos a carros vendidos no exterior, sistemas de segurança de última geração já equipam uma quantidade maior de modelos vendidos no Brasil. Legislações e consumidores mais exigentes obrigaram fabricantes a ampliar a oferta de tecnologia nos veículos. É o que mostra o vídeo acima, do programa Auto+ (sábados, 13h, na Band), com reportagem de Benê Gomes.

Diferentes sistemas alertam para carros no ponto cego, detectam pessoas e obstáculos, freiam o veículo e impedem acidentes, e alertam para a fadiga do motorista. Cresceu também a presença de equipamentos capazes de minimizar os danos de uma batida, incluindo o recente airbag para pedestre.

  • Reprodução

    Volvo V40 reconhece o pedestre e freia sozinho mesmo que o motorista não toque no pedal

Hoje já é possível comprar um sedã médio que mantém a distância programada do carro a frente, com a eletrônica controlando freios e acelerador. No entanto, os índices altos de acidentes também impulsionaram pesquisas para desenvolver tecnologias capazes de assumir direção, freios e acelerador, em caso de distração do motorista, criando uma espécie de co-piloto virtual. Todos esses sistemas caminham para criação de um carro capaz de dirigir sozinho, conforme antecipou UOL Carros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Vídeos do Auto+

Topo