Carros

Gol é campeão entre usados; carros "baratos" dominam negócios

Do UOL Carros, em São Paulo (SP)

06/09/2013 14h40

Em agosto, foram vendidos 1.123.453 veículos usados no Brasil. O crescimento foi de 1,6% em relação ao mês anterior, quando foram comercializadas 1.105.335 carros. Os dados são da Fenauto (Federação Nacional das Associações de Revendedores).

A lista completa tem modelos bem antigos, como Monza, Kadett e Fusca, mas as primeiras posições não diferem muito do ranking de veículos novos; o top 10 de automóveis é todo composto por carros de entrada e/ou compactos.

O Volkswagen Gol também é o carro mais vendido entre os usados, com 100.300 unidades que trocaram de dono -- o número inclui, como no caso de todos os citados no ranking, todas as gerações do modelo, desde o lançamento. O Fiat Uno (58.930, incluindo Uno antigo, Mille e Novo Uno) aparece em segundo; depois vêm Fiat Palio 54.469) e os Chevrolet Corsa (34.212) e Celta (31.602).

Segundo Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, os carros mais buscados no mercado de usados são aqueles que aliam bom preço e baixo custo de manutenção. "O público que busca os usados quer comprar carros mais econômicos, com manutenção mais fácil, sem problemas para reposição de peças, e que sejam de marcas mais tradicionais", avalia.

Entre os 20 usados mais vendidos (dez automóveis e dez comerciais leves), apenas Toyota Hilux e os Mitsubishi L200 e Pajero não são de uma das quatro montadoras veteranas no país -- Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford. 

KOMBI
Entre os comercias leves, repetindo a façanha do ranking de novos, a Fiat Strada (18.800) é o usado mais vendido. Em segundo, Volkswagen Saveiro (15.792). A Chevrolet S10 (10.391) ocupa a terceira posição.

A Kombi, com "morte" confirmada para o final do ano, aparece em quarto lugar, com 8.138 unidades vendidas em agosto. O álbum que acompanha esta reportagem considera as vendas de carros de passeio e utilitários leves em conjunto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo