Estrela da customização, Foose propõe carros de estilo simples
O designer Peter Schreyer saiu da Audi para renovar a linha da Kia. Resultado? Virou argumento de venda, estrela de comercial e, enfim, presidente mundial da marca. Sinal de que a indústria automotiva aposta cada vez mais no design extravagante para vender. O espaço entre as atualizações de visual é cada vez mais curto.
Foose com um Mustang assinado por ele
"Um design que segue tendência funciona para um modelo novo, mas ficará velho em quatro anos e pedirá uma atualização. Eu fico longe de tendências em meus trabalhos porque quero fazer um bom design, que continuará atual pelos próximos 20 anos", disse Foose a UOL Carros nesta terça-feira (3), em São Paulo.
Ele revela que até participa da criação de carros de série, paralelamente a seus projetos exclusivos. Não é possível, porém, saber quais modelos tiveram uma mãozinha do designer. "São contratos confidenciais e meu nome não aparece; faço porque é muito divertido também", contou. Foose chegou a assinar duas edições especiais de modelos da Ford (F150 e Mustang), mas não há previsão de projetos semelhantes.
O preparador está no Brasil para o lançamento de produtos de reparação da 3M, uma de suas patrocinadoras. O projetista elogiou a industria automotiva local, mas ressaltou algumas dificuldades do mercado.
"Visitei algumas feiras e fiquei impressionado com a qualidade técnica. Mas o que escuto de amigos que fazem customização aqui é que há muitos impostos e é difícil ter acesso a algumas peças", contou.
OVERHAULIN'
Foose começou a mexer com carros aos sete anos, ainda na oficina do pai. Formou-se em artes e trabalhou com grandes nomes do design e da customização automotiva americanos.
Teve sua fama ampliada com o programa Overhaulin', criação sua para o Discovery Channel, onde recupera modelos antigos e presenteia o proprietário com eles. Iniciado em 2002, o show foi interrompido devido à falta de patrocínio, mas retornou no ano passado. "O importante não é o carro, mas as pessoas para quem customizamos o carro, porque o objetivo do programa é tornar sonhos em realidade", afirmou Foose.
Fundada pelo designer e sua mulher em 1998, a Foose Design faz customização sob encomenda. Na TV, os projetos são feitos em cerca de três semanas e o canal paga os custos, o que faz do programa o mais caro da Discovery.
Na vida real, projetos de Foose podem demorar mais de um ano para ficar prontos, e especula-se nos bastidores do setor que o preço cobrado do cliente pode chegar a R$ 10 milhões.
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