Carros

Renault Clio 2014 acende luzinha para pedir marcha e beber menos

André Deliberato

Do UOL, em Porto Alegre (RS)

A Renault fez uma alteração pontual na linha 13/14 do Clio para valorizar seu principal atributo, que é a economia de combustível -- o carro tem nota A na medição anual do Inmetro. O compacto, a partir de agora, passa a contar com o GSI (Gear Shift Indicator, inglês para "indicador de troca de marcha") em todas as versões.

O modelo incrementado já está nas lojas, mas ainda não é vendido com freios ABS e airbag duplo, itens que serão obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de janeiro do ano que vem. O Clio feito em 2014 contará com os equipamentos.

A inclusão do GSI não altera os preços do compacto, que continua custando a partir de R$ 23.990 (versão Authentique com duas portas), sobe para R$ 24.990 na Authentique com quatro portas e termina em R$ 25.970 na configuração Expression, topo de gama, também quatro-portas.

Reestilizado em novembro do ano passado
, o Clio traz como equipamentos de série computador de bordo, apoios de cabeça traseiros e bancos traseiros rebatíveis; oferece como opcionais parachoques pintados na cor da carroceria (no Authentique), ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica. Apesar do pacote magro nas versões de entrada, trata-se do único da categoria com três anos de garantia. Clique para ver a ficha técnica e a lista de equipamentos.

MODERADO
O motor do Clio é o 1.0 16V HiPower, de 80 cavalos de potência e 10,5 kgfm de torque com etanol (77 cv e 10,1 kgfm com gasolina). O câmbio é sempre manual de cinco marchas.

Esse trem-de-força faz do Clio um dos carros mais econômicos do país. Segundo os dados do Inmetro, quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica faz 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada; com gasolina, a média fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém números melhores: 9,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada); com gasolina, 14,3 km/l e 15,8 km/l, respectivamente.

O Clio tem nota A no Conpet, programa de etiquetagem do Inmetro. No ano passado, em test-drive realizado por UOL Carros, o compacto fez 8,4 km/litro de etanol durante trechos de trânsito caótico e 9,4 km/l em percurso de tráfego livre (a constantes 60 km/h e com o ar-condicionado ligado).

Durante rápida volta com o Clio 2014 na pista do autódromo Velopark, em Porto Alegre (RS), nesta quinta-feira (29), foi possível notar como funciona o GSI: a luz indicadora do painel informa o momento certo em que o motorista deve reduzir ou subir a marcha, levando em consideração o estilo de dirigir e o consumo de combustível (fazer trocas na hora certa gerencia melhor a força do motor, e portanto poupa energia). Fora isso, o carro é o mesmo do ano passado.

Apesar dos preços convidativos e do ótimo consumo de combustível, nem tudo é perfeito nesse carro. O Clio deu vexame e levou nota zero no teste de segurança (para adultos) no último Latin NCAP. Na avaliação de proteção infantil (com cadeirinhas), o modelo obteve apenas uma estrela.

De acordo com a entidade, a estrutura do habitáculo do Renault Clio é "instável". As forças sofridas pelas cabeças dos bonecos de teste foram "inaceitavelmente altas". Veja no vídeo abaixo.



Viagem a convite da Renault

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

AutoEstrada
Carsale
Carplace
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
Car and Driver
Carplace
Car and Driver
Carpress
Carplace
AutoEstrada
Best Cars
Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
Topo