Topo

Novo Ford Ka desembarca em Viracopos e mostra a cara

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/08/2013 17h11Atualizada em 21/08/2013 13h48

Em 24 horas, o novo Ka passou de segredo absoluto da Ford -- que até então praticamente guardava em cofre os detalhes sobre o novo compacto -- para algo menos nebuloso. As primeiras imagens do modelo foram enviadas pelo leitor Everton Simei, de São Paulo (SP). Nesta quarta-feira (21), foi a vez de Robson B. Carvalho, de São Joaquim (SC), mostrar seus flagras feitos na serra catarinense.

As novas imagens mostram que o carrinho tem também um quê de "altinho", como o Volkswagen Fox (ou o Chevrolet Agile); a traseira é bem encorpada, a exemplo do que ocorre em outro modelo da GM, o Onix.

SETE CHAVES
A Ford caminha para a reformulação completa de sua linha e isso não é novidade. Outro fato já conhecido é o cuidado extremo da montadora, que só adianta o passo seguinte dentro deste plano, nunca um panorama mais amplo: por exemplo, a reestilização do New Fiesta (o hatch passou a ser feito em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e foi apresentado em abril; o sedã, ainda mexicano, em julho) foi seguida por aparições da próxima novidade imediata, o médio Focus 3, que será apresentado em setembro e chega às lojas ainda este ano.

Mas UOL Carros recebeu imagens que desvendam parte do mistério feito pela marca. O leitor Everton Simei, de São Paulo (SP), estava desembarcando no aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 100 quilômetros da capital paulista), quando avistou e fotografou a nova geração do compacto Ka, ainda sob muito disfarce. É a primeira aparição do novo modelo.

Este novo Ka será maior que o atual e a principal diferença técnica pode ser vista na imagem lateral: haverá configuração de quatro portas, até então inexistente. Batizado internamente como projeto B562, será montado sobre a mesma plataforma global que dá origem a New Fiesta e EcoSport e terá, conforme antecipou o colunista Fernando Calmon, versões hatch e sedã.

Terá também a missão de competir com uma nova linhagem de compactos, que os velhos Ka e Fiesta RoCam não conseguem combater: Hyundai HB20, Toyota Etios, Chevrolet Onix e Prisma, além dos novos Nissan March, Fiat Uno (que será reestilizado e reequipado em 2014), Volkswagen Up, Renault Logan e Sandero, entre outros, estão na alça de mira da Ford.

Aqui, uma explicação sobre o local da aparição do novo Ka, repassada pelo jornalista especialista em flagrantes Marlos Ney Vidal, editor do Autos Segredos e que confirma a identidade do novo compacto após trabalhar em projeções baseadas especificações repassadas por informantes. Global, o modelo tem projeto coordenado pela Ford local, mas está sendo testado pela central alemã da marca, uma vez que será produzido e vendido também em outros mercados, como o asiático. Assim, nosso leitor deve ter pego a unidade camuflada no retorno de uma viagem à Europa.

  • Everton Simei/UOL

    Design da traseira é menos sofisticada que a leitura do estilo Kinetic feita para o New Fiesta; coluna C, arremate de lanternas e teto se inspiram demais nos rivais Gol e Onix

QUANDO VEM?
As informações mais recentes, dão conta de que o novo modelo será apresentado no início de 2014, ainda que sua chegada às lojas acontece mais tarde, mas ainda no primeiro semestre. O novo Ka será fabricado em Camaçari (BA), junto com o EcoSport.

Certo é que compartilhará o atual estilo visual com New Fiesta, EcoSport e cia. A frente tem ponta recortada praticamente a 90º, grade frontal em forma de "boca grande" e faróis afilados. Lateral e traseira, porém, entregam a origem menos nobre e lembram demais a concorrência, como o Volkswagen Gol, a exemplo do que a GM fez com o Onix. Alguns enxergarão traços chineses na vigia traseira e nas lanternas.

Mecanicamente, será o responsável pela estreia do motor de 1 litro e três-cilindros da Ford (os coreanos Hyundai e Kia já o têm há um bom tempo com HB20 e Picanto, enquanto a Volkswagen acaba de colocar o seu no Fox Bluemotion e, logo mais, no Up). Além dele, é certo que o novo Ka use também o Sigma de 1,5 litro conhecido do New Fiesta -- 111 cavalos e 15 kgfm com etanol. Ainda não é certo se o modelo usará o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas (Powershift).

E POR QUANTO?
Há alguns anos, UOL Carros avisa que os planos de reformulação de portfólio da Ford, com a presença de modelos globais, acabaria deixando a futura linha mais cara que a atual. Pois bem, considerando o novo Ka como a base desse cenário, teremos a concretização desta ideia.

Conforme dissemos em abril, espera-se que o novo carrinho tenha configurações similares aos novos modelos da Ford (S, SE e Titanium tanto para o hatchback, quanto para o sedã) e faixa de preços variando entre R$ 25 mil e R$ 35 mil.

Assim, este novo Ka mata o atual (que parte de R$ 24.200) e também aposenta o Fiesta RoCam (partindo atualmente de R$ 27 mil). Algumas fontes afirmam que o Fiesta RoCam Sedan sai de cena imediatamente, ainda que o hatch possa ser mantido por mais algum tempo, com preços revistos para baixo. Com ou seu RoCam, a nova "escadinha" começa com a nova geração do Ka e segue com New Fiesta (R$ 39.900).

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br