Topo

Importadoras de carros têm semestre fraco e admitem 2013 ruim

Para a Abeiva, aumento do IPI para veículos fora do Mercosul desestruturou setor de importados - Eduardo Anizelli/Folhapress
Para a Abeiva, aumento do IPI para veículos fora do Mercosul desestruturou setor de importados Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2013 11h43

Dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), revelados nesta terça-feira (23), apontam que no último mês de junho foram comercializadas no Brasil cerca de 9,5 mil unidades, valor 14% menor que o do mesmo mês de 2012.

Quanto ao volume negociado apenas no mês de junho, os números revelam crescimento de 0,2% em relação a maio. A reação ainda não anima a entidade, que segue otimista, mas acompanha preocupada a situação econômica do país, que começa a sofrer com alta do dólar e o aumento da inflação.

No acumulado do primeiro semestre, foram 54.506 unidades emplacadas, 23% a menos que o mesmo período do ano passado.

Com desempenho fraco de janeiro a junho, a entidade foi obrigada a reduzir suas estimativas para 2013. "Fizemos uma reavaliação e nossa projeção agora é de 120 mil unidades até o final do ano", explica Flavio Padovan, presidente da Abeiva. No início do ano, a expectativa era chegar a 150 mil carros vendidos.