Datsun ressurge dia 15, mas Brasil está fora da rota
A Datsun, submarca da Nissan dedicada a modelos mais baratos de produzir e voltada à classe média emergente de países também emergentes, será (re)apresentada no próximo 15. O primeiro produto será fabricado na Índia.
Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan (que inclui marcas low cost como a romena Dacia e a russa AvtoVAZ), esteve recentemente no Brasil e comentou que por ora não há previsão de a Datsun chegar ao país. "Consolidar a marca Nissan no Brasil já é um trabalho que exigirá grande esforço. Temos que nos concentrar nesse objetivo".
A Datsun foi incorporada pela Nissan em 1934 e deixou de operar em 1986. Seu carro mais famoso é o esportivo 240Z, também conhecido como Fairlady. Em sua volta ao mercado, a marca tem como foco -- além da Índia -- mercados como Rússia, Indonésia e África do Sul.
Um site especial faz a contagem regressiva para o dia 15. Nele também há uma referência ao 1º nome da Datsun, anterior à tomada de controle pela Nissan: DAT, que aparece no slogan "Dream. Access. Trust." A sigla originalmente se referia às famílias dos fundadores da companhia (Den, Aoyama e Takeuchi). Como ferramenta publicitária, também foi usada como acrônimo de "durable, attractive and trustworthy" (durável, atraente e confiável).
VERSA AQUI
A Nissan confirmou a fabricação do sedã Versa em Resende (RJ), nacionalizando o modelo que hoje é importado do México. A plataforma é a mesma do March, que também será feito na cidade fluminense. Conforme o colunista já informou em UOL Carros, a mesma fábrica produzirá o Note para substituir o Livina em 2015 -- mas isso ainda é mantido em sigilo.
Carros da Datsun: vida própria durou até 1934, quando a Nissan tomou o controle
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