Carros

Renovados, JAC J3 e J3 Turin têm "prazo de validade" até maio de 2015

Thais Villaça

Colaboração para o UOL

Após enfrentar quedas expressivas de vendas em 2012, devido ao aumento brutal de IPI para carros importados, a JAC Motors decidiu renovar seus modelos mais populares, o hatch J3 e o sedã J3 Turin, apresentados oficialmente à imprensa nesta terça-feira (18). Mas a reestilização chega com prazo de validade definido: maio de 2015.

Isso porque a fábrica da marca chinesa, que está sendo erguida em Camaçari (BA), deve ficar pronta no fim do próximo ano e o lançamento comercial de um compacto feito especificamente para o mercado brasileiro está previsto para o começo do ano seguinte (leia mais no quadro, nesta reportagem). O modelo a ser feito localmente vai matar ainda o pequenino J2 (leia aqui nossa avaliação), que chegou ao país durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Como modelo 2014, o novo J3 hatch tem preço definido em R$ 35.990, enquanto o sedã J3 Turin passa a ser vendido a R$ 37.990. Os modelos anteriores eram vendidos por R$ 34.990 e R$ 36.990, respectivamente. De toda forma, o site iCarros aponta a cobrança de ágio em algumas revendas: o valor pedido pelo hatch seria de R$ 38.490, com o preço previsto de até R$ 43 mil para o sedã (saiba mais aqui).

BRASIL COMPACTO

O carro que a JAC vai fabricar no Brasil (e que também será vendido na Europa) ainda não tem nome, mas seu lançamento está acertado para maio de 2015. O motor já está definido: será um 1.0 de três cilindros bicombustível, como também serão os outros motores 1.4 e 1.5 da marca.

Habib acredita que o carro nacional fará a JAC aumentar significativamente seu market share no mercado brasileiro, uma vez que o protecionismo do governo empaca o crescimento das marcas importadas.

Com isso, aposta na recuperação das vendas de modelos com motor 1.0, devido às estipulações do programa Inovar-Auto (o novo regime automotivo). "Cerca de 80% dos carros vendidos atualmente no Brasil são compactos. Com o Inovar-Auto, que impõe uma redução no consumo dos veículos beneficiados, esse índice deve aumentar, pois a oferta será de modelos menores com motor de cilindrada mais baixa. Seremos conhecidos como o país dos compactos", afirmou. (TV)

O NOVO J3
A mudança deixou a dianteira com aspecto mais robusto, com faróis maiores e retilíneos, grade integrada, para-choque menos volumoso, além de capô e para-lamas redesenhados. Segundo Sergio Habib, presidente da JAC no Brasil, todas as peças da coluna A para frente foram trocadas. No hatch, a traseira segue sem alterações.

Já o sedã perdeu as lanternas sinuosas e recebeu um conjunto horizontal bipartido e novos para-choque e tampa do porta-malas.

As modificações mais significativas, no entanto, estão no interior, cujo acabamento melhorou bastante. O painel foi todo redesenhado, passando a usar menos elementos cromados e mais o chamado "black piano", revestimento preto brilhante visto normalmente em carros de categorias superiores. Outra novidade é o volante com revestimento de couro e comandos de áudio integrados. Pena que os comandos de ajuste elétrico dos espelhos continuem invertidos (o espelho se move para cima quando o botão é pressionado para baixo, e vice-versa).

Com a proposta de serem carros com o chamariz do bom custo-benefício, a lista de equipamentos da linha J3 segue bem recheada, com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios com ABS e EBD, rodas de liga leve aro 15, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e CD Player com seis alto-falantes e entrada padrão mini-USB (que necessita de cabo adaptador para conectar pen-drives, por exemplo).

+ Baixe a ficha técnica do JAC J3 2014

+ Baixe e veja a lista de equipamentos

VELHO E NOVO CONVIVEM

  • Murilo Góes/UOL

    Com motor 1.5 flex e visual antigo, JAC J3 Sport segue em linha até "setembro ou outubro", quando a JAC promete atualizá-lo.

IMPRESSÕES
Mecanicamente, nada muda. O motor continua o mesmo 1.3 16V -- que a empresa anuncia como 1.4, apesar dos 1.332 cm³ --, que rende 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque com gasolina, já que esta opção não é flex. Para quem prefere escolher o tipo de combustível, a opção segue sendo o J3 Sport, com motor 1.5 flex, de 127 cv com etanol (mais sobre ele aqui), que deve mudar de visual apenas no segundo semestre.

Apesar de mostrar certa valentia na estrada, o modelo pena nas retomadas de velocidade. A suspensão muito mole e o volante com folgas também deixam a desejar, mas seu ponto fraco mesmo é o câmbio manual de cinco velocidades, com engates bastante imprecisos e duros. O nível excessivo de ruídos na cabine mostra que o isolamento acústico também segue fraco.

Resta saber se a nova família J3, além de dois lançamentos no próximo semestre, serão suficientes para fazer a JAC se recuperar: a meta para 2013 é repetir o desempenho da estreia no Brasil, em 2011 (chegou em março), quando a marca vendeu 24 mil unidades; em 2012, os emplacamentos caíram a 19 mil carros, incluindo aí a paulada do IPI, apesar do maior período útil e do portfólio ampliado.

  • Divulgação

    JAC J3 Turin (traseira) e J3 hatch já estão em 2014 com visual retilíneo

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Da Redação
AutoEstrada
Carplace
Carplace
Carsale
Best Cars
Carsale
Carplace
Carplace
Carsale
AFP
MotorDream
Carplace
MotorDream
Carplace
Carplace
MotorDream
AutoEstrada
Carplace
Best Cars
Carplace
MotorDream
Da Redação
Carplace
Da Redação
MotorDream
Topo