Topo

Justiça cobra definição da Ford sobre recall do tanque de combustível no Brasil

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/06/2013 11h40

O Ministério da Justiça informou na quinta-feira (6) que notificou a Ford, através da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), para que a empresa esclareça se o recall global de cerca de 470 mil veículos por conta de falha no tanque de combustível envolve ou não carros vendidos no Brasil.

Ainda não há informações da Ford do Brasil sobre a necessidade de recall para carros importados do México ou do Canadá ao país. Com a notificação, a fabricante é obrigada a informar se foram vendidos veículos afetados no país e, em caso positivo, iniciar o recall imediatamente. Se esclarecimentos não forem prestados, a montadora poderá pagar multa e sofrer sanções.

Procurada por UOL Carros desde a última terça-feira, a Ford afirma ainda não ter informações suficientes sobre a situação.

O RECALL
Convocado pela matriz da Ford, nos Estados Unidos, no dia 4, o recall investiga possíveis vazamentos no tanque de combustível que poderiam resultar em incêndio. Estão envolvidos 390 mil carros fabricados nos Estados Unidos e outros de 77 mil de Canadá e México. São estes dois últimos países que importam carros ao Brasil: o sedã Fusion (envolvido na convocação americana) chega do México, enquanto o SUV Edge (aparentemente livre da falha) vem do Canadá.

Oficialmente, os modelos afetados pelo recall na América do Norte são sedãs Fusion, Taurus e Interceptor, o monovolume Flex e os SUVs Explorer e Utility, todos do modelo 2013, assim como os Lincoln MKZ, MKS e MKT fabricados no mesmo ano.

Nos Estados Unidos, a Ford recebeu cerca de 600 reclamações de consumidores sobre a falha, desde março. Ainda assim, a montadora já afirmou à imprensa local que não terá estoque suficiente de peças de reposição para atender a todos os proprietários até setembro, prazo dado pelo órgão regulador de trânsito e veículos local (o National Highway Traffic Safety Administration) para que o defeito seja sanado.