Carros

Atualizada em 20.10.2015 19h26

Audi R8 V10 plus, de "Homem de Ferro 3", vem por R$ 700 mil

Divulgação
Com atualização, R8 V10 (agora "plus") tem 550 cv e chega no segundo semestre Imagem: Divulgação

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR PODE CONTER SPOILERS DO FILME; LEIA POR SUA CONTA E RISCO

Se tem Homem de Ferro riscando as telas do cinema, tem Audi R8 novo voando baixo nas pistas, todo fã de automóveis -- e de cinema --  sabe disso. E se "Homem de Ferro 3" mostra mais de 40 armaduras, o superesportivo alemão chega em duas versões: há o elétrico R8 e-tron e o incrementado R8 V10 plus.

HOJE O CINEMA, AMANHÃ O MUNDO

  • Divulgação

    A Audi faz parte do Grupo Volkswagen. E a Volks quer dominar o mundo (sendo a maior fabricante de carros do planeta) até 2018, mesmo nas telonas. Assim, nem só de R8 é feita a frota de "Homem de Ferro 3". Há também carros mais normais, usados para instigar compradores dos EUA e da China, principalmente.

    Tony Stark anda de R8 e-tron, chegando a usá-lo para puxar uma carretilha e mostrar que o elétrico não tem apenas arranque, mas também força. E há mais de uma unidade, já que uma delas é destruída no decorrer da história -- mesmo nos últimos instantes, o esportivo mostra seus detalhes arrojados para a câmera.

    Namorada do herói e presidente das Indústrias Stark, Pepper Potts (vivida por Gwyneth Paltrow), arranca pela tela a bordo de um executivo e esportivo S7 prateado, que custa R$ 500 mil no Brasil. E Stark dirige ainda um A8 W12 longo, na cor preta, surrupiado de um dos vilões após cena de pancadaria.

    Audi demais? Há apenas dois carros de outra marca: num ponto qualquer do filme, um Porsche faz figuração, enquanto um Ford Mustang vermelho aparece no decorrer da história, mas sem sair do lugar.

    A mão da Volks se faz presente mesmo quando Stark/Homem de Ferro surge em Chatanooga, no Estado do Tennessee: a cidade é sede da marca alemã nos EUA. (EAB)

  • Claudio Luis de Souza/UOL

Há uma notícia interessante para os brasileiros: o R8 V10 plus está no Brasil, com duas unidades que vieram da Alemanha para a promoção local do filme e, melhor, para testes finais. O carro será apresentado à imprensa especializada em junho -- depois da estreia da nova geração do Audi A3, que chega em maio (Sport) e junho (Sportback) -- e deve desembarcar nas lojas da marca no segundo semestre. O preço ainda não está fechado, mas fontes ligadas à representação brasileira da Audi falam em algo perto dos R$ 700 mil.

Na configuração atual, o R8 custa em torno de R$ 650 mil. Segundo a Audi, os novos valores não serão muito diferentes, apesar das atualizações do novo modelo, por conta também das benesses recebidas por conta do ingresso no programa Inovar-Auto, após apresentação de projetos de nacionalização ao governo (a Audi planeja construir o novo A3 no Brasil). Menos mal, ainda que o valor siga estratosférico para quem não tem uma super-conta.

São poucas, mas interessantes, mudanças. No visual, temos faróis e lanternas de LED, mais avançadas e seguras. A grade frontal está mais fechada, para melhorar a aerodinâmica (o motor é central-traseiro, não esqueça, e o sistema frontal faz respirar câmbio e sistemas eletrônicos do esportivo), a nova carroceria pesa apenas 210 quilos e, no total, o carro emagreceu 45 quilos por conta do uso ampliado de fibra de carbono. Há ainda itens de conforto típicos de A7 e A8, como memória para ajustes de bancos e retrovisores, auxílio de estacionamento, som premium e revestimento em Napa e Alcantara para bancos em concha e volante.

De quebra, o motorzão V10 5.2 está mais forte, com 550 cavalos, levando o R8 V10 plus aos 317 km/h de máxima, com 0 a 100 km/h vencido em em pouco mais de 3 segundos.

CARRO DO HOMEM DE FERRO
No primeiro episódio da franquia de Hollywood, Tony Stark surgiu ao volante do R8 cupê, passando ao assento do conversível R8 Spyder no segundo.

Agora, a escolha de dois carros para um só filme é comercial: dentro da história, o ator Robert Downey Jr., intérprete do herói, guia o R8 e-tron,  versão com quatro motores elétricos gerando até 313 cavalos totais com torque digno de super-herói: 458,8 kgfm. 

Há um porém: neste momento, o e-tron ainda é ficção, já que o carro ainda não foi homologado para circular nas ruas, nem ser vendido.

Assim, a Audi escolheu o R8 V10 plus, que tem visual muito semelhante ao do e-tron, com luzes de LED e mudanças aerodinâmicas, mas utiliza o velho e potente motor a gasolina de 5,2 litros. Foi este o carro usado pelo elenco do filme para chegar ao tapete vermelho da estreia em Hollywood. É este carro, também, que pode ser visto em alguns cinemas da cidade de São Paulo e que será vendido em breve.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carplace
Carsale
Best Cars
Carsale
Carplace
Carplace
Carsale
AFP
MotorDream
Carplace
MotorDream
Carplace
Carplace
MotorDream
AutoEstrada
Carplace
Best Cars
Carplace
MotorDream
Da Redação
Carplace
Da Redação
MotorDream
MotorDream
MotorDream
MotorDream
AutoEstrada
Carplace
Carplace
AutoEstrada
Carplace
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Carplace
Carpress
Carplace
Carpress
Carplace
Carpress
AutoEstrada
Best Cars
Car and Driver
Carsale
Carplace
Carpress
Carsale
Carplace
Carpress
Carplace
Carplace
Carpress
Carplace
Topo