Carros

A3 sedã é arma da Audi para combater o Mercedes CLA

Divulgação
Audi A3 sedã na variante S3: mercado chinês conhece de perto o rival do Mercedes CLA Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em Xangai (China)

22/04/2013 19h21

A Audi exibe no Salão de Xangai a versão sedã do A3. A aparição do carro, revelado no final do mês passado, na Alemanha, mostra a importância do mercado chinês para a Audi.

Medindo 4,40 metros de comprimento, 1,39 m de altura e 1,84 m de largura (com 2,64 m de entre-eixos), o A3 sedã lembra demais um A4 de algumas gerações atrás, ainda que seja 36 centímetros menor que o sedã maior. De perto, é nítida a diferença de tamanho. O peso é de 1.250 kg, ajudado, entre outras peças, por elementos da carroceria em alumínio.

Produzido pela plataforma modular MQB, que faz a maioria das novas gerações de modelos do Grupo Volkswagen, o carro será equipado com motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta de gasolina) parecido com o do A1, mas calibrado para render cerca de 140 cv e dotado de tecnologia que desliga dois cilindros em situações de maior tranquilidade. Há ainda o 1.8 TFSI, de 180 cv, também em uso no A3 hatch. Ainda há um motor movido a diesel, o 2.0 TDI, que rende 152 cv e 32,6 kgfm de torque, disponível apenas para Europa, China e países que permitem seu uso, diferente do que ocorre no Brasil.

Todos os propulsores contam com sistema start/stop (que desliga automaticamente o motor quando o carro para e o religa quando o motorista pisa no acelerador) e são gerenciados pelo câmbio S-tronic, automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

O S3, variante mais esportiva (carro azul que ilustra esta reportagem), usa um motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina que rende 300 cv e 38,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou também o S-Tronic. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada por equipamentos eletrônicos) de 250 km/h.

CHEGADA
A Audi confirma em Xangai o que foi adiantado por UOL Carros: o A3 sedã chega ao mercado europeu em setembro e sua principal tarefa será bater de frente com o Mercedes-Benz CLA.

É até possível especular uma eventual fabricação do modelo Brasil, dividindo a linha com o A3 hatch, talvez na fábrica da Volkswagen no Paraná. A tese pode se confirmar na medida em que a BMW começar a vender seus modelos produzidos no Brasil. E isso só irá aumentar as chances de a Mercedes voltar a fabricar por aqui também.

  • Dianteira do S3 Sedan é mais agressiva (e bonita) que a do A3 Sedan "bonzinho" e 1.4

Viagem a convite da Chery

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo