Topo

Volkswagen mostra novo GTI e diz que esportivo é clássico como música de Sinatra

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/03/2013 14h39

A alemã Volkswagen antecipou a apresentação do novo Golf GTI, que será feita no Salão de Genebra 2012, a partir da terça-feira (5), com um vídeo de divulgação filmado nas ruas de Las Vegas (EUA).

O filmete é dirigido por Paul W. S. Anderson, conhecido por blockbusters de ação e ficção científica de Hollywood como "Resident Evil", "Mortal Kombat" e o ainda inédito "Os Três Mosqueteiros", e mostra belas cenas de rua seguidas por tomadas menos factíveis -- os drifts feitos num edifício-estacionamento têm toda pinta de terem sido produzidos por computação gráfica, ainda que câmeras portáteis possam ter sido usadas.

Para dar mais credibilidade a tudo, entra a música de fundo, "My Way", sucesso na voz do cantor americano Frank Sinatra. A Volkswagen explica que, assim como a trilha sonora, seu Golf GTI é um clássico -- o carro existe desde 1976 -- que muitos tentam imitar sem sucesso.

Baseado na sétima geração do hatch, o novo GTI tem motor 2.0 TSI (turbo com injeção direta de gasolina) com 220 cavalos de potência (dez a mais que o da geração anterior) e torque de 35,69 kgfm, além de uma versão GTI Performance com overboost para chegar aos 230 cv (com mesmo torque), além de bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro (como no Audi A3, com quem divide a plataforma MQB).

Na Europa, onde estreia logo após o Salão, ainda em março, o carro custará iniciais 28.350 euros (cerca de R$ 73.600). No Brasil... bom, assim como música, a história de defasagem da linha Golf por aqui é bem conhecida e pode levar os mais fanáticos às lágrimas.