Topo

Carros

Fábrica de motores de Onix e Prisma tem reuso de água e área de preservação

Divulgação
Unidade construída em Joinville (SC) teve investimento de R$ 350 milhões Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em Joinville (SC)

27/02/2013 12h44

A Chevrolet aproveitou o lançamento da nova geração do Prisma, que é produzido em Gravataí (RS), para realizar a cerimônia de inauguração da nova fábrica de motores de Joinville (SC), nesta quarta-feira (27). Tudo está ligado: a unidade já é responsável pela produção dos motores SPE/4 (a evolução dos motores VHC e Econoflex) de 1 e 1,4 litro, que equipam o novo Prisma e o hatch Onix, que dá base para o sedã lançado na terça-feira.

De acordo com a GM, foram R$ 350 milhões de investimento para que a unidade ficasse pronta.

A fábrica terá capacidade para produzir 120 mil motores e 200 mil cabeçotes por ano. Segundo a GM, "Até 60% dos cabeçotes [120 mil unidades] e 100% dos motores são destinados a Gravataí". Os restante da produção de cabeçotes vai para a unidade da marca em Rosario, na Argentina, que entrega o Agile.

VERDE
A Chevrolet faz questão de ressaltar que a unidade é "uma das fábricas mais sustentáveis do mundo". Para isso, afirmam os executivos, os processos de produção têm 100% dos resíduos industriais reciclados e reutilizados -- iniciativa chamada de "aterro zero".

Dos 500 mil metros quadrados de área total, cerca de 200 mil metros quadrados (o equivalente a 28 campos de futebol) são reservados à preservação ambiental. A área utilizada para a fabricação de componentes, propriamente, se aproxima de 30 mil metros quadrados e inclui ainda pátios e áreas de estacionamento.

Ainda segundo a GM, o projeto deixará de emitir 119 toneladas de CO2 por ano e reutilizará 26 mil metros cúbicos de água potável anualmente, o equivalente ao abastecimento de 95 casas. A unidade espera agora o processo de certificação -- já em fase de obtenção -- do Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), avaliação global de edifícios sustentáveis e eficientes.

Viagem a convite da General Motors do Brasil

Saiba como é o novo Prisma
Veja Álbum de fotos

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros