Topo

Carros

Surge (e depois some) a primeira imagem oficial do Fiat 500X

Divulgação
Fiat 500X em primeira foto oficial: dianteira e traseira inspiradas no Cinquecento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/02/2013 13h32Atualizada em 14/02/2013 03h00

Surgiu a primeira imagem oficial do Fiat 500X, SUV compacto da marca italiana. Mas um mistério cerca a foto: ela foi publicada inicialmente na seção de estreias do site oficial do Salão de Genebra 2013, evento automotivo que abre as portas no início de março. O site Carscoop registrou a aparição nesta quarta-feira (13), mas depois voltou atrás dizendo que um leitor alertou sua equipe de que se tratava apenas de uma projeção artística do modelo, publicada anteriormente na internet.

No entanto, desde então não foi possível encontrar uma eventual versão anterior da imagem (que UOL Carros mantém publicada) usando as ferramentas de busca online.

A revista italiana Quattroruote, por sua vez, disse em sua página na web que a imagem é autêntica, mas afirmou também que a Fiat, consultada, negou categoricamente a presença do SUV no evento de Genebra -- mas não a procedência da foto. Esta desapareceu do site oficial do salão, sem mais explicações... 

FAMÍLIA
A única aparição incontestável do 500X aconteceu em julho de 2012, em Turim (cidade-sede da Fiat), durante a apresentação do 500L, minivan que inaugurou a gama inspirada pelo compacto retrô -- a qual, na verdade, utiliza a plataforma do Punto alongada. Na ocasião, o "suvinho" foi mostrado de surpresa e muito rapidamente, numa ação que serviu para mostrar a seriedade das intenções da Fiat quanto à nova família (que, especula-se, poderia se transformar numa submarca).

O 500X será fabricado em Melfi, na Itália, onde também será produzido um modelo Jeep "irmão" do carro da Fiat -- ainda não está claro se este será um "rebadging" do 500X (como é o Freemont em relação ao Dodge Journey) ou um modelo com características próprias mais acentuadas. O certo é que será o carro de entrada da marca norte-americana.

Com ou sem o 500X, Genebra verá o surgimento de outro SUV compacto, o Peugeot 2008, com fabricação brasileira prevista para 2014 e base no hatch 208 (que chega às lojas em abril). Tanto o 500X quanto sua variação da Jeep (marca do grupo Chrysler, hoje pertencente à Fiat) são candidatos a ocupar a linha de montagem da fábrica de Goiana (PE), que deve começar a funcionar em 2015.

Tudo isso acontece num momento em que a Fiat revê drasticamente seus planos para o 500, cuja carreira nos Estados Unidos não vai bem. A fabricação do Cinquecento no México, dedicada ao abastecimento do mercado ianque (e que refletiu num preço bem menor para o Brasil), pode ser encerrada. O carrinho seria montado apenas na Polônia.

Mais Carros