Carros

Gasolina sobe 6,6%, e diesel, 5,4% na refinaria; na bomba, reajuste deve variar

Do UOL, em São Paulo (SP)
Com Agência Brasil

29/01/2013 21h11

A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (29) um aumento de 6,6% no preço da gasolina comum e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país a partir da 0h de quarta-feira (30). A nota diz que o reajuste foi definido levando em consideração a política da companhia de buscar alinhar os preços dos derivados aos vigentes no mercado internacional.

No entanto, os preços para o consumidor final não devem sofrer reajuste exatamente igual ao concedido às refinarias, já que há outros fatores que compõem o valor pago na bomba, entre eles, a distância percorrida no transporte do combustível e, no caso da gasolina, a mistura de 25% de etanol -- o combustível vegetal é mais barato e "puxa" para baixo o preço do litro da gasolina.

Recentemente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou o aumento da proporção de etanol na gasolina, de 20% para 25%, medida preventiva para amenizar o impacto econômico do aumento anunciado nesta terça. É algo que tende a funcionar melhor em Estados produtores de cana -- em São Paulo, por exemplo, o litro do etanol é muito mais barato que em outras regiões.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo