Carros

Justiça determina recall de carros que Volkswagen chamou às oficinas em 2009

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2013 21h58

Uma juíza do Rio Grande do Sul determinou que a Volkswagen faça um recall dos modelos Gol, Voyage e Fox 2009/2010, alertando seus proprietários para "a necessidade de verificar a ocorrência de desgaste prematuro dos motores". Caso seja constatado defeito, "as peças deverão ser substituídas" pela fábrica. Todos os carros envolvidos são equipados com o motor VHT de 1 litro.

A decisão de Carla Patrícia Boschetti Marcon Della Giustina, juíza substituta do 1º Juizado da 15ª Vara Cível de Porto Alegre, é do último dia 7, mas foi divulgada apenas nesta sexta-feira (11). A ação do Ministério Público do RS que a provocou é do dia 3. A medida é válida para todo o Brasil.

A Volkswagen afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não pode se pronunciar oficialmente sobre o tema, porque até as 21h10 desta sexta ainda não havia sido notificada pela Justiça.

Os carros envolvidos no recall têm os seguintes chassis:

Gol 1.0 -- 9P000001 a AP077821
Voyage 1.0 -- 9T000001
a AT157948
Fox 1.0 -- 94000017
a 94165002

A decisão da Justiça cita a "imprensa especializada" como fonte da informação de que "teria havido alteração no tratamento térmico de componentes essenciais do motor, supostamente para reduzir custos de produção". O texto lembra que, à época, a Volkswagen afirmou que o problema "teria sido causado pelo tipo de óleo utilizado no enchimento dos motores".

OFICINA ATIVA
UOL Carros
apurou que a decisão da Justiça foi recebida com estranheza pela Volkswagen. A fabricante avalia ter encerrado o assunto com uma campanha de "oficina ativa" que, a partir de 28 de outubro de 2009, chamou cerca de 400 mil unidades de Gol, Voyage e Fox para visitas às autorizadas. Na ocasião, alguns sites qualificaram a ação como um "recall branco", termo repudiado pela Volks.

A convocação foi feita após meses de rumores sobre problemas graves nos motores VHT, tanto 1.0 quanto 1.6, que jamais foram admitidos plenamente pela fabricante -- a Volks reconheceu apenas ter atendido e reparado cerca de 300 carros que apresentavam ruídos no motor, até finalmente decidir pela ação de "oficina ativa", focada nos motores de 1 litro e que se limitou a substituir o óleo lubrificante e encurtar a periodicidade das trocas, para seis meses ou 10 mil quilômetros.

A Volks também estendeu a garantia dos motores envolvidos para quatro anos (habitualmente, ela é de três anos para câmbio e motor). Ao menos em tese, no caso dos carros 2009 a cobertura terminaria apenas em outubro deste ano; nos 2010, em outubro de 2014.

Não foi possível saber imediatamente quantos carros atenderam ao convite da "oficina ativa" feito em 2009, nem se os problemas foram devidamente sanados. O Gol fechou 2012, pela 26ª vez, como o carro mais vendido no Brasil; o Fox foi o 4º colocado, e o Voyage, o 11º.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo