Segredos automotivos

Ford New Fiesta brasileiro e novo Focus são vistos bem à vontade no litoral paulista

Do UOL, em São Paulo (SP)

Início das férias de verão, época de levar a família para curtir o litoral, certo? Foi o que a Ford fez para alegria do leitor Alex da Silva Godinho, de Caraguatatuba (SP), que conseguiu flagrar sete carros da marca de uma vez só. A nova "família" da Ford foi vista estacionada no mirante da praia da Enseada, em Ubatuba (SP).

Perfiladas, três unidades do novíssimo New Fiesta -- duas na bela cor azul metálica, uma vermelha -- se intercalavam com três unidades da nova geração do Focus, sendo uma dessas unidades claramente da configuração três volumes do médio. Um exemplar prata do novo EcoSport completava a frota (a imagem também mostra um Volkswagen CrossFox, mas é incerto se o carro da marca rival fazia parte ou não do grupo).

Apresentados ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo (relembre aqui), os novos modelos de New Fiesta e Focus devem chegar ao mercado local na primeira metade de 2013. O primeiro deles deve ser o Fiesta com nova frente, que escancara a grade em forma de boca, a exemplo do novo Fusion, e surge na imagem ostentando apenas a placa verde de testes de fábrica, mas sem disfarce.

O compacto premium, hatch e sedã, começa a ser feito em São Bernardo do Campo (SP) e será entregue até o final do primeiro semestre, com alguma chance de ser antecipado para fugir de uma vez das restrições a importações de carros (o modelo atual vem do México, sem super-IPI, mas com cota limitadora). Além da nova origem e visual, o modelo terá novidades também na lista de equipamentos, como o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas Powershift, recém-lançado no EcoSport (leia o teste com o SUV aqui).

NOVO FOCUS
A terceira geração do Focus, que será importada da Argentina a exemplo da atual, tinha lançamento previsto para o primeiro trimestre do ano, ainda tem sido vista frequentemente com camuflagem (ainda que rarefeita, como se pode ver na imagem) o que indica um problema nos planos da marca. O fato é que o modelo demorou demais para estrear no Brasil e quando o fizer poderá ficar rapidamente defasado em relação ao resto do mundo -- que receberá um face-lift do modelo em 2014. Talvez seja este o impasse a complicar a estratégia da Ford.  

O certo é que novo Focus, que carrega um estilo mais sóbrio da nova fase do design Kinetic da Ford (quando comparado com os novos EcoSport, New Fiesta e Fusion, mas não menos arrojado), já havia sido avistado por leitores de UOL Carros em outras ocasiões em suas três carrocerias -- hatch, sedã e station wagon -- mas deverá ter apenas o dois e o três-volumes vendidos por aqui.

Em termos de equipamentos, certamente terá um motor de 1,6 litro (seja o atual Sigma, bicombustível, ou o Ecoboost utilizado no Fusion, apenas a gasolina), sem abandonar o motor de 2 litros para as versões mais caras. Também é de se apostar no uso do câmbio Powershift e na manutenção de mimos como a partida por botão.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos