Topo

Toyota revela nova geração do RAV4, que estreia no Salão de Los Angeles

Nova geração do SUV segue a identidade padrão aplicada aos modelos mais recentes da marca - Divulgação
Nova geração do SUV segue a identidade padrão aplicada aos modelos mais recentes da marca Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/11/2012 09h50Atualizada em 30/11/2012 16h32

Depois de algumas imagens vazadas na internet, a Toyota divulgou oficialmente nesta semana as imagens oficiais da nova geração do RAV4, que estreia mundialmente no Salão de Los Angeles, que acontece entre os próximos dias 30 de novembro e 9 de dezembro.

O visual do SUV segue a identidade padrão aplicada aos modelos mais recentes da marca, principalmente na parte dianteira, com traços que remetem do recém-lançado Auris (na Europa) e ao Camry (sedã do qual, aliás, compartilha plataforma).

O resultado é um utilitário de visual mais moderno e arrojado em relação à geração anterior. A lateral também muda, enquanto a traseira ganha novo desenho e lanternas horizontais -- o destaque, porém, é a ausência do estepe pendurado ali, o que faz o SUV avançar anos-luz em termos de estilo, visibilidade e segurança. O sentido de abertura do porta-malas, antes lateral, mudou também e agora segue o esquema verticalizado da maioria dos carros de passeio e SUVs urbanos.

O entre-eixos aumentou em 10 cm, para 2,76 metros, ampliando o espaço interno. Por dentro, inclusive, o carro também mostra similaridades se comparado com o Auris: o painel tem formato parecido e a mesma tonalidade azul do painel de instrumentos.

Os motores que serão utilizados ainda não foram revelados, mas supõe-se que sejam duas variações de um bloco de quatro cilindros e outro V6. Aliado a eles estará um câmbio automático de seis marchas. O SUV chega ao mercado norte-americano ainda este ano (além do Japão, a nova geração também será produzida nos EUA) e até o final de 2013 no Brasil.