Carros

Atualizada em 29.10.2012 20h37

Volvo V40, o mais seguro do Salão, puxa geração de carros conectados

Eugênio Augusto Brito/UOL
V40 é apresentado por seu criador Chris Benjamin; hatch vira referência em segurança e conectividade Imagem: Eugênio Augusto Brito/UOL

Eugênio Augusto Brito/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

O presidente da Volvo do Brasil, Paulo Solti, anunciava os diferenciais do V40, estrela sueca no Salão do Automóvel de São Paulo, quando o Anhembi sofreu um apagão, na última terça-feira (23), deixando o pavilhão às escuras e o executivo perdido (lembre do episódio aqui). Sinal dos tempos: o novo hatch da marca, que chega ao Brasil em 2013 para substituir o C30, é apontado como o carro mais seguro do mundo (levou a nota máxima -- cinco estrelas -- e grau de distinção do badalado Euro NCAP); é também exemplo de uma nova geração de automóveis conectados (reproduzem conteúdo de celulares e se conectam à internet), que finalmente começa a chegar ao país. Ficou a pergunta no ar: será que isso funcionará no Brasil? Você vai saber lidar com carros assim?

A humanidade sobre rodas ainda não está no ponto de travar diálogos com seu automóvel, mas muito motorista vai ser visto por aí falando alto no trânsito. Sem susto! Trata-se do mesmo fenômeno que tomou conta da telefonia celular: primeiro vimos fones de ouvido por Bluetooth, que faziam (e ainda fazem) pessoas "falarem sozinhas" no meio da rua; depois, aplicativos (ou apps) começaram a contar nas redes sociais tudo o que as pessoas fazem. Com os carros, o objetivo é facilitar a vida de quem dirige e evitar distrações -- se impedir o motorista de se conectar é impossível, melhor que ele faça isso sem tirar o olhar da estrada.


O MAIS SEGURO
O hatch premium Volvo V40 é, certamente, um dos modelos mais bonitos do Salão: a frente esculpida guarda a identidade dos atuais modelos suecos, enquanto as três linhas que formam sua silhueta larga e próxima do solo não dão margem a exageros. Ele consegue, ao mesmo tempo, evocar o passado -- a traseira amplamente envidraçada é inspirada no P1800ES, dos anos 1970 -- e ser referência para os futuros automóveis.

Em termos de segurança, está tudo lá: airbags múltiplos, freios com ABS e controles de estabilidade e de tração, e até LEDs para melhorar a visibilidade do carro durante o dia. Mas o V40 traz mais: ele consegue avisar de mudança de faixas irregulares (monitora manobras sem o uso da seta e alerta o motorista, chegando a interferir na condução em velocidades de até 65 km/h); lê placas de velocidade (identifica a sinalização do trecho e avisa se o limite for ultrapassado); auxilia no estacionamento (o park assist mede o tamanho da vaga e faz a baliza); identifica pessoas e motociclistas no ponto cego, em manobras de ré; tem city safety (monitora obstáculos, reduções de velocidade do tráfego ou mesmo a entrada de pessoas e animais à frente carro, que pode ser freado autonomamente a até 50 km/h). Tudo bem, outros modelos da Volvo, Mercedes, Audi e até mesmo o novo Ford Fusion fazem isso.

Mas e que tal airbag para pedestres? Inédito, dispara um colchão de ar e protege tronco e cabeça da pessoa atropelada do contato com capô e para-brisa, minimizando os ferimentos em velocidades de até 50 km/h -- acima desse limite, a chance de morte aumenta exponencialmente, tornando qualquer mecanismo ineficaz.

VOLVO EXPLICA COMO V40 PROTEGE PEDESTRES

  • Este vídeo produzido pela Volvo (em inglês) mostra como funciona o airbag para pedestre


PLUGADO
O Volvo V40 evolui também em matéria de conectividade e interatividade. O sistema de monitoramento OnCall, mantido pela marca, foi modificado para permitir ao dono do carro acompanhar tudo o que ocorre com o carro, em tempo real, através de aplicativo para celular e tablet com sistemas iOS ou Android. 

A ideia é conhecida de quem tem smartphone: se o carro for roubado, bastará um clique para localizar e até desativar a ignição do veículo. Muita gente já faz isso com celular iPhone e Android roubados. Mas deixando a violência de lado, o motorista poderá também programar a temperatura do ar condicionado à distância para ter uma cabine mais aconchegante ao chegar; ou ainda ser alertado na telinha sobre a troca de óleo ou a revisão.

Ainda não há preços para o carro e seu monitoramento -- o lançamento do V40 no Brasil será feito em 2013, mas o modelo deverá ficar na faixa atual do C30, para quem tem de R$ 100 mil a R$ 150 mil sobrando na vida real.

TODOS PODEM
O anúncio do V40 convive no Salão de São Paulo com outros exemplos de conectividade. E mesmo no segmento de carros compactos, com os mais baratos (ainda que isso seja relativo) e comprados do país: a GM traz seu Onix (rival do Gol) com tela sensível ao toque que troca informações com o celular do motorista e permite atualização de apps -- em janeiro, quem tiver o modelo poderá baixar o GPS no fone e no carro; a Peugeot fará o mesmo com seu novo compacto premium, o 208, em março.

Quem puder pagar mais, terá mais opções, claro: o novo Fusion permite regular do ar condicionado ao rádio com comandos de voz; na Audi, o mote é internet sem fio na cabine, disponível no novo A3 e nos luxuosos S6, S7 e S8 (versões esportivas de A6, A7 e A8); para a Mercedes-Benz, o céu é o limite -- ou a "nuvem", servidores virtuais guardam e transmitem dados de música, GPS e mensagens de rede social a modelos como o novo Classe A ou o futuro CLA (quatro-portas baseado no conceito CSC). O novo motorista fica de olho na pista, enquanto sabe o que acontece com o mundo -- tudo online.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Da Redação
AutoEstrada
Carplace
Carplace
Carsale
Best Cars
Carsale
Carplace
Carplace
Carsale
AFP
MotorDream
Carplace
MotorDream
Carplace
Carplace
MotorDream
AutoEstrada
Carplace
Best Cars
Carplace
MotorDream
Da Redação
Carplace
Da Redação
MotorDream
MotorDream
Topo