Carros

SUV pequeno, conceito Taigun sinaliza futuro da Volkswagen

André Deliberato/UOL
Taigun, inesperada atração no estande da marca no Salão; carro pode virar real em dois anos Imagem: André Deliberato/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

Depois de escalar Martin Winterkorn, presidente mundial do Grupo Volkswagen, para apresentar à imprensa o Gol G5 de duas portas na noite de domingo, a Volkswagen chamou nesta segunda-feira (22), mais uma vez, o jogador de futebol Neymar para revelar, em seus 25 minutos de coletiva no Salão do Automóvel de São Paulo, o Taigun, SUV pequeno (3,86 metros) feito sobre a plataforma do Up.

Ainda em forma de conceito e em estreia mundial, o modelo -- nas palavras de Winterkorn -- é "feito sob medida para o mercado brasileiro", mas a mídia internacional aposta num lançamento global em cerca de dois anos; na Índia, o carrinho é visto como futuro rival do Ford EcoSport (embora seja menor que este). Equipado com motor 1.0 TSI (três cilindros, turbo e injeção direta de combustível) que rende até 110 cv (gasolina), o protótipo seria capaz de fazer até 22,2 km/litro, segundo a Volks. O câmbio é manual de seis marchas.

Taigun parece, mas não é, a grafia errada do nome de outro SUV da marca, o Tiguan (mistura de "tigre" com "iguana"). A palavra, com sonoridade oriental, não tem significado específico.

A família Up no Salão de São Paulo não se limita ao conceito de jipinho. Apesar de o modelo-base não ter vindo ao evento, sua versão GT (esportiva) e um protótipo de bugue baseado nele estão no estande da marca, ambos com motor 1.2 de 100 cv. A Volks não fala sobre data para estrear no Brasil.

Além dos compactos, a marca alemã também mostra a versão híbrida do Jetta ("em fase de estudos", diz sua assessoria), a picape esportivada Amarok Canyon, o Fusca (ex-New Beetle) e o conceito E-Bugster (versão conversível do Fusca), a nova geração do Passat CC (agora denominado apenas CC) e o conceito Cross Coupé, protótipo de SUV um pouco menor que o Tiguan -- além de toda a gama atual de modelos no Brasil.

O Fusca manual parte de R$ 77.600, enquanto o carro dotado de câmbio de embreagem dupla DSG custa R$ 80.990.

VEJA AS ATRAÇÕES DO ESTANDE DA VOLKS

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Best Cars
AutoEstrada
Carplace
Da Redação
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Da Redação
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
UOL Carros

UOL Carros

Cristiano Ronaldo testa supercarro de R$ 7,8 milhões

Dizer que seu produto foi testado e aprovado por uma das maiores estrelas do futebol parece ser um bom argumento de vendas. Foi o que a Bugatti fez. Não que ela precise de muito esforço para vender o hiperesportivo Chiron, mas ainda assim a marca preparou um vídeo promocional em que Cristiano Ronaldo, multicampeão pelo Real Madrid, é convidado para acelerar o supercarro. O atacante experimentou o modelo de absurdos 1.521 cv de potência, capaz de fazer o 0-100 km/h em 2,5 segundos e de alcançar máxima de 420 km/h (e olha que ela é limitada eletronicamente), acompanhado do piloto de testes da marca francesa, Andy Wallace. Confira no vídeo. O próprio jogador fez marketing em cima da ação e publicou imagens do teste em seu Instagram, faturando milhares de curtidas entre seus 91 milhões de seguidores. Dono de um Veyron, antecessor do Chiron, o atual melhor jogador do mundo tem uma coleção de carrões de luxo de fazer inveja, formada por modelos da Ferrari, Porsche, Lamborghini e Rolls-Royce, só para citar algumas marcas. São alguns dos carros do craque os que aparecem ao seu lado no início do vídeo. Ao final da peça, Wallace sugere a Ronaldo que, caso ele queira "ficar com a chave" do Chiron, basta "ligar para a Bugatti?. Não se surpreenda se o goleador lusitano resolver incrementar sua coleção com o Chiron. Para isso ele terá de desembolsar modestos 2,4 milhões de euros, o equivalente a R$ 7,8 milhões.

Best Cars
AutoEstrada
Carsale
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Carplace
AutoEstrada
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Carpress
Carplace
Carpress
Car and Driver
Carplace
Car and Driver
Carpress
Carplace
AutoEstrada
Best Cars
Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Topo