Carros

Atualizada em 21.10.2012 23h17

Chefões de Volkswagen e GM abrem Salão de SP e reposicionam Brasil

André Deliberato/UOL
Bugatti Veyron Vitesse: se você gostou, pode esperar sentado, porque ele não está no Salão Imagem: André Deliberato/UOL

Eugênio Augusto Brito
André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

Os chefões mundiais de Volkswagen, Martin Winterkorn, e General Motors, Dan Akerson, comprovam neste domingo (21) que o Brasil passou a ser um mercado-chave para as multinacionais automotivas. Os dois executivos estão em São Paulo e participam de eventos que antecipam as atrações de suas marcas no Salão do Automóvel de São Paulo.

O Brasil hoje oscila entre quarto e quinto lugares entre os mercados automotivos mundiais, embolado com Alemanha e Índia (China, Estados Unidos e Japão estão firmes no pódio). Por isso, tornou-se necessário ver de perto um dos poucos mercados com perspectiva de crescimento sólida o bastante para zerar a conta negativa da queda de vendas dos países desenvolvidos.

  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Dan Akerson, presidente da GM, no evento paulistano da marca: sinal de respeito

Nunca dois executivos de tamanho peso vieram ao Brasil prestigiar o evento paulistano, que abre ao público na quarta-feira (24). Pena que vão encontrar um evento estagnado em suas proporções. Em todo caso, a 27ª edição do salão, apesar de repetir a meta de 750 mil visitantes já atingida em 2010, terá 49 marcas expositoras e cerca de 500 modelos, ante 42 e 450, respectivamente, há dois anos.

GLOBAIS
Winterkorn é figurinha fácil nos salões europeus e Akerson bate cartão no de Detroit (EUA). Com a crise nos mercados automotivos maduros, a China entrou no radar deles -- e agora é a vez do Brasil.

Akerson foi ao Expo Center Norte, onde a GM faz neste domingo o pré-lançamento do Chevrolet Onix. Nem bem desembarcou no pavilhão, foi cercado pelos jornalistas e, numa declaraçao rápida (o discurso será mais tarde), mostrou que o desafio do novo compacto é grande: "O Onix é um projeto importante, será fabricado aqui no Brasil [em Gravataí (RS)] e esperamos que conquiste o consumidor local".

  • André Deliberato/UOL

    Martin Winterkorn, chefão mundial da Volkswagen, fala aos jornalistas em São Paulo

O chefão da GM confirmou o papel crucial do Brasil ao dizer que "não há previsão de fabricar ou vender o Onix em outros mercados, uma vez que o desafio inicial é ganhar a confiança do brasileiro".

GOL DUAS PORTAS
Winterkorn chegou ao evento Volkswagen Group Media Night, na zona oeste paulistana, por volta de 20h -- não a bordo de um Passat ou outro carro da marca, e sim de helicóptero. O evento é uma versão local do ensaio geral que a Volks costuma fazer na véspera dos salões de Frankfurt e Paris. Mais uma vez, uma "deferência" inédita para o Brasil.

A principal atração da noite foi a carroceria de duas portas do Gol, que chega após quatro anos do lançamento da atual geração do modelo, que acaba de passar por facelift.

"Para vocês, em primeira mão, o Gol duas portas. Trata-se de mais um passo para mantermos a liderança sul-americana de vendas", disse Winterkorn.

"Foi aqui [no Brasil] que instalamos nossa primeira fábrica fora da Alemanha, e este mercado se torna cada vez mais importante para nós. A quantidade de lançamentos, de todas as marcas de nosso grupo, só comprova isso", completou. Foram exibidos também a nova geração do Porsche 911 (em sua versão Carrera 4S), o Audi S8, o Lamborghini Gallardo re-estilizado (recém-lançado em Paris), o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, o Bentley Continental GT e o protótipo Amarok Canyon -- destes, a picape, o Audi e o Porsche estarão presentes no Salão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Best Cars
AutoEstrada
Carsale
Carplace
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
Car and Driver
Carplace
Car and Driver
Carpress
Carplace
AutoEstrada
Best Cars
Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Topo