Topo

Greenpeace tenta estragar a festa da Volkswagen em Paris

Greenpeace protesta com faixa no estande da Volkswagen no Salão de Paris: entrando pelo teto - Claudio Luis de Souza/UOL
Greenpeace protesta com faixa no estande da Volkswagen no Salão de Paris: entrando pelo teto Imagem: Claudio Luis de Souza/UOL

Claudio Luis de Souza

Do UOL, em Paris (França)

27/09/2012 05h09

O grupo ambientalista Greenpeace tentou roubar a cena do Golf GTI nesta quinta-feira (27), no estande da Volkswagen no Salão de Paris, capital da França. Conseguiu, mais ou menos.

Enquanto um executivo da fabricante alemã exaltava as qualidades da versão esportiva do Golf (definido pela própria como seu "carro mais importante"), uma faixa foi baixada a partir do teto do estande. Os dizeres, em tradução aproximada do francês: "Volkswagen, você nos esfumaça".

Era possível ver pelo menos duas pessoas, uma delas usando capacete, se espremendo entre os teto do estande e do pavilhão de exposições. Os militantes do Greenpeace, aparentemente, entraram pelo telhado do local.

Num primeiro momento, o engravatado da Volks que apresentava o Golf GTI fingiu que nada estava acontecendo. Mas as centenas de jornalistas que estavam assistindo à apresentação voltaram suas câmeras e celulares para a faixa, e então a saída foi usar o bom humor.

"Nossos amigos do Greenpeace vieram aqui nos cumprimentar pelo Golf GTI", disse o executivo, provocando risos na plateia.

Os militantes do grupo ambientalista recolheram a faixa logo em seguida. Por longos minutos, foi possível observar como eles tentavam deixar o local pelo que parecia ser uma passagem pelo telhado. Não houve movimentação de seguranças para reprimi-los.

O Greepeace habitualmente protesta nos salões automotivos da Europa, mas em geral fica do lado de fora dos pavilhões. A ironia é que, pouco antes do Golf GTI, a Volks estava apresentando a versão BlueMotion do hatch, que promete beber apenas um litro de diesel a cada 31,2 km percorridos, emitindo apenas 85 gramas de gás carbônico (que age no efeito estufa) a cada mil metros. Em tese, um carro a ser aplaudido pelos "verdes".

Os Golf BlueMotion e GTI ainda são carros-conceito, mas devem entrar em produção já em 2013. A nova geração do hatch da Volks deve ser vendida no Brasil, mas essas duas versões mais complexas dificilmente desembarcarão no país.

Salão de Paris 2012
Salão de Paris 2012
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','57636', '')

Viagem a convite da Anfavea