Carros

Sandero e Logan europeus, feitos pela Dacia, surgem renovados

Divulgação
A romena Dacia deixou seu Sandero mais próximo do utilitário Duster; sedã Logan tem mesmo visual Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

Há pouco menos de um mês, a Renault do Brasil mostrou a linha 2013 de Sandero e Logan: seu principais modelos no país viraram o ano sem trocar de visual -- a principal mudança foi na calibragem do motor 1.6 de oito válvulas, com nova afinação e sobrenome (releia aqui). Baseados em suas contrapartes europeias, criadas na Romênia, ambos acabam de ficar velhos: surgiram nesta segunda-feira (17) as primeiras imagens da segunda geração dos compactos da Dacia (subsidiária da Renault), com estreia apontada para o Salão de Paris, no final de setembro.

As imagens são da própria Dacia, mas foram divulgadas pela publicação francesa "L'Automobile Magazine", que compara os novos modelos ao SUV Duster e à minivan Lodgy (outra novidade da Dacia/Renault, ainda não anunciada por aqui). Realmente, os novos Sandero e Logan ficaram visualmente mais robustos -- e menos simplórios -- com a adoção de faróis, lanternas, para-choques e linhas de caráter mais elaborados, além da grade frontal que lembra muito aquela utilizada pelo utilitário esportivo compacto (que, vale lembrar, é derivado da mesma plataforma B0 originadora de Sandero, Logan, da picape Logan e da Lodgy).

Os franceses cravam ainda que, com 2,5 milhões de unidades da primeira geração vendidas em todo mundo em oito anos, a segunda geração deve chegar logo aos mercados onde Sandero e Logan atuam no momento -- além do Brasil, onde são fabricados com nome e emblemas da Renault há cerca de três anos, os modelos desembarcam em outros mercados emergentes (América Latina, Rússia, Índia, África setentrional e meridional) embalados como Nissan, Lada, Mahindra ou Tondar. 

O leitor de UOL Carros já estava a par tanto da atualização quanto da aproximação da Renault nacional com Renault e Dacia europeias: no final de agosto, o colunista Fernando Calmon ouviu do presidente da filial brasileira que a defasagem entre as linhas deve ser reduzida dos atuais três anos para algo entre seis e nove meses. Em tese, poderemos ver os novos Sandero e Logan por aqui até o final de 2013 ou começo de 2014.

O QUE MUDA LÁ FORA
Além do visual mais atual, Sandero e Logan terão nova concepção. Na primeira geração, o sedã Logan pouco tem a ver com o hatch Logan, ao menos externamente, algo similar ao que ocorre com o novo Fiat Palio e o sedã Grand Siena. Isso acaba com a segunda geração: com mesmo visual e itens, o Logan será, de fato, a versão três-volumes do Sandero, a exemplo do que ocorre com Volkswagen Gol e Voyage.

Percebe-se que concorrentes como Volkswagen, Citroën, Peugeot e até Chevrolet inspiraram o desenho dos novos modelos. 

Por dentro, a mudança é menor, mas inclui um redesenho de paneis e volante e a inclusão de equipamento multimídia com tela touch screen, algo que será visto aqui no Brasil ainda este mês com o Duster. Sob o capô, porém, os europeus prometem um bom avanço, com novos motores a gasolina e a diesel (esta última variante proibida em nosso país) com sistema Start/Stop. Os novos Dacia Sandero e Logan a gasolina devem contar, inclusive, com uma configuração três-cilindros, de 0,9 litro com turbo, para desenvolver 90 cavalos com baixo consumo e emissões menores.

Os preços não foram divulgados, mas a imprensa europeia especula patamares entre 7 mil e 9 mil euros (algo entre R$ 19 mil e R$ 24 mil). A primeira geração é vendida no Brasil por valores entre R$ 24 mil (Sandero 1.0) e R$ 39 mil (Logan 1.6 automático).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Da Redação
AutoEstrada
Carplace
Carplace
Carsale
Best Cars
Carsale
Carplace
Carplace
Carsale
AFP
MotorDream
Carplace
Topo