Carros

Na contramão da crise, venda de motos grandes cresce

Guilherme Silveira

Folha de S.Paulo

O mercado das motos vive um momento curioso. Enquanto os efeitos da crise mundial e o aperto no crédito travaram o segmento dos modelos pequenos, as opções de alta cilindrada (com motores acima de 500 cm³) têm crescido em vendas.

No primeiro semestre de 2012, foram emplacadas 27.741 motos grandes no Brasil. O número é bem superior às 17.935 unidades vendidas no ano passado inteiro. Os dados são da Abraciclo (associação dos fabricantes de ciclomotores).

"Os compradores desses produtos são homens acima de 35 anos, pertencentes às classes A e B. Eles são fiéis ás marcas e seus produtos. Muitos são filiados a algum motoclube e usam mais a moto em finais de semana. É o típico motociclista que não pergunta aonde ir porque está preocupado apenas em ir", afirma José Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da Abraciclo.

As marcas apostam em estratégias exclusivas para atingir esse público crescente.

O Honda Dream, por exemplo, é um programa de atendimento diferenciado para clientes de motos grandes -- a marca japonesa oferece dez produtos desse tipo em diferentes categorias, como a das estradeiras.

"O cliente de motos pensadas para viagens quer compartilhar uma verdadeira experiência com outros usuários apaixonados pelo motociclismo, além de ter a sensação de liberdade que o produto proporciona", diz Alexandre Cury, gerente comercial da Honda.

Honda GL 1.800 Goldwing tem rádio, pesa 400 kg e custa R$ 92 mil

CARDÁPIO VARIADO

Há muitas opções para quem pretende colocar as duas rodas na estrada. Uma delas é a big trail Suzuki V-Strom 650, que custa R$ 32,9 mil. O modelo agrada pelo motor potente (69 cv), tanque grande (22 litros), boa ergonomia e espaço para o garupa.

Outra na mesma categoria é a Honda XL 700V Transalp (R$ 29.990), uma opção ágil para o uso diário e eficaz em viagens mais longas com seu motor de 60 cv.

Há também os clássicos modelos custom, como a Harley-Davidson Softail Fat Boy (R$ 45,9 mil) e a Kawasaki Vulcan 900 (R$ 29.990).

Em uma faixa mais elevada de preço está a Honda GL 1800 Goldwing e seu enorme motor boxer de seis cilindros opostos (118 cv). Pesa quase 400 kg e tem marcha a ré, airbag, sistema de som e diversos porta-objetos. É vendida por R$ 92 mil.

A BMW K1600 GT é ainda mais cara: R$ 99,5 mil. O valor é justificado pelo motor seis cilindros (160 cv) e por detalhes como a carenagem capaz de aquecer piloto e garupa nas viagens.

CUSTO-BENEFÍCIO

As motocicletas de média cilindrada -com motores de 250 cm³, por exemplo- têm feito o mesmo sucesso que os modelos grandes. Somadas, as categorias cresceram mais de 40% entre 2010 e o acumulado de 2012 (veja quadro ao lado).

As médias atraem pelo custo-benefício, pois oferecem bom desempenho e seus preços começam em pouco mais de R$ 10 mil. Uma das opções é a Yamaha Fazer 250 BlueFlex (R$ 11.650).

Os responsáveis pelos resultados expressivos são compradores como o empresário Fabiano Godoy, 39. Após duas décadas de viagens sobre duas rodas pelo Brasil e pela Europa, ele aprendeu o que fazer para aproveitar os passeios sem sustos.

"Gosto das motos de 250 cm³ a 400 cm³. Por terem um porte razoável, chamam menos a atenção em locais considerados perigosos. E quando tenho que amarrar malas, as envolvo em sacos de lixo. Isso atrai menos os ladrões de plantão e protege a bagagem da chuva", diz Godoy.

Quem deseja seguir o exemplo do empresário e começar a fazer viagens longas de moto deve começar pelo planejamento detalhado da rota e das condições climáticas.

"Vale perder alguns dias estudando o percurso e a infraestrutura local. Pegar a estrada de moto é uma aventura e, por conta disso, sempre surgem imprevistos que geram atrasos. É necessário ter paciência e levar tudo da melhor maneira possível", aconselha.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Da Redação
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
UOL Carros

UOL Carros

Cristiano Ronaldo testa supercarro de R$ 7,8 milhões

Dizer que seu produto foi testado e aprovado por uma das maiores estrelas do futebol parece ser um bom argumento de vendas. Foi o que a Bugatti fez. Não que ela precise de muito esforço para vender o hiperesportivo Chiron, mas ainda assim a marca preparou um vídeo promocional em que Cristiano Ronaldo, multicampeão pelo Real Madrid, é convidado para acelerar o supercarro. O atacante experimentou o modelo de absurdos 1.521 cv de potência, capaz de fazer o 0-100 km/h em 2,5 segundos e de alcançar máxima de 420 km/h (e olha que ela é limitada eletronicamente), acompanhado do piloto de testes da marca francesa, Andy Wallace. Confira no vídeo. O próprio jogador fez marketing em cima da ação e publicou imagens do teste em seu Instagram, faturando milhares de curtidas entre seus 91 milhões de seguidores. Dono de um Veyron, antecessor do Chiron, o atual melhor jogador do mundo tem uma coleção de carrões de luxo de fazer inveja, formada por modelos da Ferrari, Porsche, Lamborghini e Rolls-Royce, só para citar algumas marcas. São alguns dos carros do craque os que aparecem ao seu lado no início do vídeo. Ao final da peça, Wallace sugere a Ronaldo que, caso ele queira "ficar com a chave" do Chiron, basta "ligar para a Bugatti?. Não se surpreenda se o goleador lusitano resolver incrementar sua coleção com o Chiron. Para isso ele terá de desembolsar modestos 2,4 milhões de euros, o equivalente a R$ 7,8 milhões.

Best Cars
AutoEstrada
Carsale
Carplace
AutoEstrada
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Carpress
Carplace
Carpress
Car and Driver
Carplace
Car and Driver
Carpress
Carplace
AutoEstrada
Best Cars
Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Topo