Carros

Nissan March 1.6 SR oferece equipamentos e diversão a R$ 38.690

Murilo Góes/UOL
March 1.6 com pacote Premium: a mesma diversão do SR e mais segurança Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

Freios ABS (antitravamento) não eram possíveis nem como opcional até uma semana atrás no Nissan March. Agora, com o pacote denominado Premium, a SR vira a versão mais completa do modelo de entrada da Nissan. Além dos freios, ele também ganhou função Bluetooth no sistema de rádio, volante multifuncional, faróis de neblina, bancos exclusivos da versão e maçanetas externas na cor do carro.

O acréscimo do sistema de segurança é o primeiro passo da marca para adaptar o March às exigências brasileiras de segurança, que obrigarão todos os carros nacionais a terem o ABS a partir de 2014. O March brasileiro -- o carrinho vem do México atualmente, mas será feito na fábrica que a Nissan constrói em Resende (RJ) -- terá de ter o equipamento como item de série.

O kit aerodinâmico oferecido na versão SR, composto por saias laterais e dianteiras e aerofólio, junto com os (desnecessários) adesivos da carroceria e os novos faróis de neblina, deixou o March com visual de carro mais caro. De perto, a diferença visual para a versão 1.0 básica é grande.

A etiqueta do carro nesta configuração mostra preço de R$ 38.690. Parece caro, mas é interessante: o March SR é completo (também traz de série rodas de liga leve de 15 polegadas, airbag duplo, direção elétrica, trio elétrico e ar-condicionado) e ainda oferece boa dose de diversão ao dono. Considerando esses fatores, ele entra na lista de populares com uma das melhores relações custo-benefício.

POR DENTRO
No interior, o espaço é generoso para cinco ocupantes, inclusive a cabeça dos passageiros que vão atrás, e a qualidade do acabamento é boa, apesar de alguns desajustes no painel e de falhas ergonômicas (como a entrada para iPod que fica escondida na parte lateral do console central, ao lado do porta-luvas; um motorista que nunca se sentar no banco do carona, por exemplo, jamais saberá que ela fica ali).

Outro vacilo de ergonomia é a posição dos controles dos retrovisores elétricos, que ficam na parte esquerda do painel, mas muito atrás do volante, atrapalhando o motorista. Seria muito mais fácil instalá-los junto à porta (como no Sentra).

A nova função Bluetooth do sistema de som é rápida e facilmente controlável pelo (também novo) volante multifuncional; o banco do motorista e a coluna de direção ajustáveis em altura permitem uma boa posição de dirigir e o ar-condicionado resfria rapidamente o ambiente. Ou seja, apesar de pequenos detalhes que jogam contra, o carro tem interior agradável.

AO VOLANTE
Enquanto a sóbria lista de equipamentos valoriza seu pensamento racional, acelerar o March 1.6 instiga o lado emocional. São 111 cv e 15,1 kgfm de torque (com etanol ou gasolina) disponíveis a 5.600 rpm e 4.000 rpm, respectivamente. Eles demoram a surgir, mas parecem implorar para que você os faça aparecer. O baixo peso de 982 kg influencia nisso.

A direção elétrica é leve e pouco comunicativa (característica que agrada mais às mulheres que aos homens) e o câmbio tem engates longos, mas a suspensão firme compensa. O pedal de freio tem boa modulação e não obriga o motorista a afundar o pé ou pisar leve demais -- e isso é de grande importância para quem gosta de fazer uma curva fechada ou um pouco mais forte (por isso mesmo vale ressaltar que, em trechos sinuosos, o carro tende a sair de frente).

VALE?
Registramos o consumo urbano de 7,2 km/l de etanol. Não é um bom número, mas também não é ruim. Afinal, estamos falando de um motor 1.6 num carro leve e com o ar-condicionado constantemente ligado. Esse ótimo nível de equipamentos e de diversão por R$ 38.690 é algo difícil de encontrar no segmento.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carplace
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
UOL Carros

UOL Carros

Cristiano Ronaldo testa supercarro de R$ 7,8 milhões

Dizer que seu produto foi testado e aprovado por uma das maiores estrelas do futebol parece ser um bom argumento de vendas. Foi o que a Bugatti fez. Não que ela precise de muito esforço para vender o hiperesportivo Chiron, mas ainda assim a marca preparou um vídeo promocional em que Cristiano Ronaldo, multicampeão pelo Real Madrid, é convidado para acelerar o supercarro. O atacante experimentou o modelo de absurdos 1.521 cv de potência, capaz de fazer o 0-100 km/h em 2,5 segundos e de alcançar máxima de 420 km/h (e olha que ela é limitada eletronicamente), acompanhado do piloto de testes da marca francesa, Andy Wallace. Confira no vídeo. O próprio jogador fez marketing em cima da ação e publicou imagens do teste em seu Instagram, faturando milhares de curtidas entre seus 91 milhões de seguidores. Dono de um Veyron, antecessor do Chiron, o atual melhor jogador do mundo tem uma coleção de carrões de luxo de fazer inveja, formada por modelos da Ferrari, Porsche, Lamborghini e Rolls-Royce, só para citar algumas marcas. São alguns dos carros do craque os que aparecem ao seu lado no início do vídeo. Ao final da peça, Wallace sugere a Ronaldo que, caso ele queira "ficar com a chave" do Chiron, basta "ligar para a Bugatti?. Não se surpreenda se o goleador lusitano resolver incrementar sua coleção com o Chiron. Para isso ele terá de desembolsar modestos 2,4 milhões de euros, o equivalente a R$ 7,8 milhões.

Best Cars
AutoEstrada
Carsale
Carplace
AutoEstrada
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Carpress
Carplace
Carpress
Car and Driver
Carplace
Car and Driver
Carpress
Carplace
AutoEstrada
Best Cars
Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Topo