Topo

Audi divulga vídeo do recorde do R8 e-tron em Nürburgring

Com 8min09s99, Audi R8 e-tron é o carro totalmente elétrico mais rápido de Nürburgring  - Divulgação
Com 8min09s99, Audi R8 e-tron é o carro totalmente elétrico mais rápido de Nürburgring Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/08/2012 17h34

Mais de um mês após bater o recorde em Nürburgring (Alemanha) com o R8 e-tron na categoria de carros elétricos, a Audi revelou o vídeo com a volta do carro. O modelo passou a ser o carro totalmente elétrico mais rápido da história da pista ao completar o tradicional traçado em 8min09s99. O R8 e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima é limitada a 200 km/h (a unidade recordista foi modificada para chegar a 250 km/h). 

O recorde para carros de rua (veículos com produção em série) pertence hoje ao Radical SR8 LM, com 6min48s, em agosto de 2009. Para modelos considerados "não-legais" (somente para a pista), o atual campeão é um Pagani Zonda R preparado, com 6min47s50. O site oficial da pista você pode conhecer clicando aqui.

Assista ao vídeo abaixo e note como os ponteiros do painel de instrumentos se movimenta. No grande mostrador a direita, fica o velocímetro, como no R8 comum. À esquerda, em vez do conta-giros, o e-tron é equipado com um "medidor da força da bateria", que aumenta de acordo com a força do pé direito do motorista. Repare também que não há ronco de motor e que os únicos ruídos do vídeo são dos pneus e dos propulsores elétricos, que no Audi rendem 313 cv e monstruosos 458,8 kgfm de torque. A autonomia do carro, ainda sem previsão de vendas na Europa, é de 215 km. A cara do e-tron também já está desatualizada em relação ao modelo com motor a combustão.

Vídeo com o recorde na tradicional Nürburgring Nordschleife