Topo

Mitsubishi Outlander Sport 2013 mostra como será ASX nacional

Mitsubishi Outlander Sport, o nosso ASX, revela a cara do modelo que será produzido aqui - Divulgação
Mitsubishi Outlander Sport, o nosso ASX, revela a cara do modelo que será produzido aqui Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/08/2012 13h08

A filial americana da japonesa Mitsubishi divulgou nesta quinta-feira (2) mais fotos do Outlander Sport, o nosso ASX, com a frente renovada e já como modelo 2013. O jipinho, que é produzido na fábrica de Illinois (região centro-leste dos Estados Unidos), começou a ser vendido em julho nos EUA.

Apesar da reestilização (a primeira do modelo, apresentado mundialmente em 2010 e lançado em 2011) ainda não ter data certa para estrear por aqui, ela tem alto grau de importância para o consumidor brasileiro, pois mostra a cara definitiva do futuro ASX nacional, que será produzido no ano que vem na fábrica da Mitsubishi em Catalão, Goiás.

O plano da Mitsubishi é dobrar o número de vendas no Brasil até 2015 e as primeiras medidas são produzir por aqui ASX, Lancer e a futura geração do Outlander. O Mirage, compacto de projeto global da marca, também está nos planos, mas é um caso mais complicado.

Atualmente, o ASX custa R$ 82.990 e representa 7,6% do mercado de comerciais leves -- com média de 769 carros vendidos por mês, ele é o 6º colocado do segmento e só vende menos que Honda CR-V, Hyundai Tucson, Mitsubishi Pajero, Fiat Freemont e Hyundai ix35.

Com a nacionalização, o preço deve cair o suficiente para mudar sua categoria de disputa. Atualmente rival dos carros citados acima, o ASX deverá disputar diretamente os compradores das versões mais caras de Ford EcoSport e Renault Duster e de Hyundai Tucson (outro que virou nacional, também produzido em Goiás). Resta saber se a qualidade de acabamento, motor e câmbio e o nível de segurança do carro (que obteve cinco estrelas no teste do Euro NCAP) serão mantidas.

Veja o Crash Test do Euro NCAP que rendeu cinco estrelas ao Mitsubishi ASX