Carros

Fiat Punto Attractive 1.4, ainda 'preguiçoso', melhora no acabamento

Divulgação
Punto Attractive: motor 1,4 litro não empolga e parachoque é polêmico, mas acabamento agrada Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

A Fiat gastou R$ 400 milhões para reestilizar o Punto no Brasil. O investimento foi gasto em melhorar o acabamento interno do carro, aumentar o prazer ao dirigir e fazer algumas alterações mecânicas, além de atualizar o visual do hatch (o mesmo desde 2007). O resultado foi certeiro em alguns pontos, nem tanto em outros.

O fruto do dinheiro aplicado está no novo acabamento adotado em toda a gama, na cara de modelo europeu (que, aliás, já não é mais a mesma, pois o Punto italiano mudou outra vez) e nas alterações mecânicas espalhadas por toda a linha -- dentre elas, a escalação do novo motor Fire Evo para a versão Attractive.

UOL Carros optou por rodar com esta variação durante test-drive oferecido pela Fiat no sábado (21), para notar as diferenças entre o novo motor e o antigo. Responsável por 50% das vendas do modelo, o Punto Attractive melhorou. Mas o segredo não está no novo propulsor, e sim dentro do carro.

COCKPIT
Um dos pontos fortes do Punto desde o seu lançamento no Brasil é sua posição de dirigir, digna de causar inveja aos concorrentes. Bem acertada, ela fica ainda melhor com o banco ajustado baixo, próximo ao assoalho. Dessa forma, o câmbio fica em posição excelente (apesar de os engates não colaborarem tanto) e o volante, que tem boa empunhadura, completa o que pode se considerar o melhor "cockpit" disponível no Brasil abaixo dos R$ 40 mil (mais exatamente, R$ 38.570).

  • Posição certeira de dirigir e novo acabamento deixaram o interior do Punto 2013 refinado; até o isolamento acústico, antes um problema, evoluiu a ponto de poder ser considerado um dos melhores do segmento

Essa estrutura ficou ainda melhor no Punto Attractive 2013, pois o acabamento deixou o plástico duro e ganhou material emborrachado, de maior qualidade (o mesmo que equipa as versões mais caras do Palio). Estar dentro de um novo Punto ficou mais agradável do que antes, apesar de o carro ainda ter algumas peças que não são referência em refino e tecnologia -- como o botão que controla a intensidade do ar-condicionado ou a catraca dos bancos para ajuste do apoio lombar, ambos antiquados: carros mais baratos já possuem peças mais eficientes. 

Ainda no interior, o painel de instrumentos está mais sofisticado e ganhou novas iluminação e tipografia. Além disso, todo o console pode ser da cor da carroceria (toque estreado no Brasil pelo 500), e o silêncio que domina o ambiente é surpreendente, já que o Punto anterior era um dos piores do segmento nesse quesito -- óbvio que a Fiat não vai assumir isso, mas a marca fez bem em ouvir críticas e caprichou dessa vez. No interior, o capital investido valeu a pena.

A lista de equipamentos do Attractive 1.4 traz itens de série bem interessantes, pecando somente por não incluir ar-condicionado.

Entre outros, vale citar banco do motorista com regulagem de altura; volante com regulagem de altura e profundidade; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos; conta-giros; desembaçador do vidro traseiro temporizado; direção hidráulica; airbag duplo dianteiro (motorista e passageiro) e freios com ABS (antitravamento) e EBD (repartição de força); iluminação de porta-luvas e porta-malas; limpador traseiro com acionamento automático na ré; travas elétricas e trava automática das portas a 20 km/h; e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.

O Punto 1.4 Attractive sai da fábrica com rodas de aço estampado de aro 15" e pneus de baixa resistência a rolagem com medidas 185/60. O acabamento é com calotas.

  • Motor 1.4 Fire Evo de 88 cv e 12,5 kgfm não empolga e só dá ânimo ao carro em rotações altas

DESÂNIMO
Mas as boas notícias não se estendem para o lado de fora. Esteticamente, o Punto não evoluiu, e isso é nítido: compare uma foto do modelo 2013 com um anterior e veja como o antigo era mais "clean" que o novo (é quase o mesmo caso do novo Honda Fit). O carro não ficou feio -- é importante registrar -- e está mais moderno. Mas após R$ 400 milhões investidos, era de se esperar um visual um pouco melhor. Por que não o do novíssimo Punto europeu, sem os parachoques pretos?

Se a aparência não empolgou à primeira vista, acelerar o Punto 1.4 só aumentou essa sensação. Apesar do ganho de 2 cavalos (a potência subiu de 86 cv para 88 cv e o torque se manteve na faixa dos 12,5 kgfm, com etanol), o fôlego do carro só aparece em rotações mais altas, acima da casa dos 4.000 giros, o que compromete o desempenho do modelo na cidade e na estrada: o Punto precisa abusar de reduções de marchas para conseguir aproveitar o máximo do motor.

E OS OUTROS?

A Fiat também implementou na linha Punto seu câmbio automatizado de segunda geração, chamado pela fabricante de Dualogic Plus. A transmissão, porém, só pode ser escolhida por compradores das versões Essence (1.6) e Sporting (1.8). Outra novidade tecnológica importante fica no Punto T-Jet: o seletor "DNA" é um módulo que oferece três modos distintos de condução, configurados por meio de uma chave no console. Nele é possível alterar as repostas do motor para dinâmico (D), normal (N) e autonomia (A), do mais agressivo ao mais tranquilo, nesta ordem, por meio de um sistema que altera o mapeamento do 1.4 turbinado de 152 cv. O T-Jet também ganhou parachoque próprio com saias maiores -- mas, na dinâmica, elas não têm efeito algum. Os preços do restante da gama Punto são: Essence 1.6, R$ 41.750R$ 44.140 (Dualogic); Sporting 1.8, R$ 46.400 e R$ 48.770; e T-Jet 1.4 turbo, R$ 55.740.

O câmbio é bom, mas alguns engates não são tão precisos, principalmente os da primeira e terceira marchas. A suspensão, ao contrário, é no ponto e joga a favor: o Punto não é duro demais para ser chamado de desconfortável, nem macio o suficiente para o tratarem como molenga.

O carro ficou melhor que o anterior, e disso não há dúvida. Mas, por causa dessas ressalvas, não recomendamos a versão Attractive. Mesmo representando metade das vendas do Punto, ela se torna até desnecessária se considerarmos que, por pouco mais de R$ 3 mil extras, é possível levar para casa a versão 1.6 Essence. Esta tem quase 30 cv a mais e ainda traz ar-condicionado de série (opcional no 1.4).

A Fiat quer aumentar em 20% as vendas do Punto no Brasil, subindo a média de 3 mil carros emplacados por mês para cerca de 3.600 unidades. Apesar do visual polêmico, brasileiro gosta de carro novo, ainda mais quando tem bom preço -- os valores da gama parte dos R$ 38.570 do Attractive e vão a R$ 55.740 (T-Jet).

Sendo assim, pode apostar que o Punto vai vender o que a Fiat quer. E o investimento vai ter valido a pena.

  • Traseira do Punto não gera tanta discussão como a dianteira, por ser mais limpa e harmoniosa

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carros
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Da Redação
AutoEstrada
Carplace
Carplace
Carsale
Best Cars
Carsale
Carplace
Carplace
Carsale
AFP
MotorDream
Carplace
MotorDream
Carplace
Carplace
MotorDream
Topo