Topo

Carros

Chevrolet Trax, anti-EcoSport da GM, é visto na semana de chegada da Spin

Danilo A. Teixeira/UOL
Trax (que pode chamar-se Enjoy no Brasil), ainda disfarçado, é flagrado no interior paulista Imagem: Danilo A. Teixeira/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/06/2012 19h35

A GM corre. Na mesma semana em que a fabricante apresentou ao país a minivan Chevrolet Spin, feita para substituir Meriva e Zafira (saiba mais clicando aqui), o leitor Danilo A. Teixeira, de Sapucaí do Sul (MG), flagrou dois exemplares do mini-SUV Trax, que por aqui poderá ser chamado de Enjoy e terá a missão de concorrer com Ford EcoSport, Renault Duster e outros utilitários esportivos compactos.

As unidades foram avistadas em Santo Antônio do Pinhal, cidade paulista próxima à badalada Campos de Jordão, destino de inverno da elite endinheirada local. Já a camuflagem diminuiu um pouco em relação à primeira vez em que o modelo foi visto, há quase dois meses, também no interior do Estado (se não viu, confira agora).

A chegada do SUV compacto, porém, deve demorar um pouco: embora seja grande a chance de o vermos sem qualquer disfarce no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, estima-se que a chegada, em definitivo, ocorra apenas no segundo semestre de 2013. A apresentação mundial será feita um pouco antes, durante o Salão de Paris, em setembro. 

Antes, ainda este ano, a GM deve apresentar a nova Blazer (saiba mais aqui) e a família de compactos Ônix (aqui), além de possíveis versões de Agile e Cobalt. Todos estes lançamentos devem complementar a reformulação total da linha da Chevrolet no Brasil, que já contou com a estreia de Cruze sedã e Cobalt (no último ano), além da nova S10 (em fevereiro), do Cruze Sport6 (o hatch estreou em abril), do Sonic (hatch e sedã vieram em maio) e da Spin. 

  • Danilo A. Teixeira/UOL

    Acima, o SUV avistado em em Santo Antonio do Pinhal (SP) com detalhes semelhantes ao da variante europeia Opel Mokka: rodas, retrovisores, rack de teto e molduras de caixa de roda

  • Divulgação

R.G. DO SUV
Frente, boa parte das portas dianteiras, assim como a totalidade das portas traseira e da tampa do porta-malas seguem ocultas por uma capa preta, como se notam nas fotos de Teixeira. Mas, desta vez, faróis descobertos (pela primeira vez), retrovisores externos, molduras da caixa de roda, as próprias rodas de liga leve sem qualquer pintura de um dos carros (o outro rodava com rodas de ferro, evidenciando a existência de uma versão mais simples) e rack de teto permitiram identificar o modelo -- todas estas peças são muito similares às utilizadas no americano Buick Encore e, principalmente, no europeu Opel Mokka, modelos que compartilham o projeto do Trax.

Dois sedãs e uma picape camuflados, todos médios, que o leitor achou serem da Toyota -- a nova S10 realmente é confundida por muitos com a Hilux, algo que também pode ocorrer com o Cruze e mesmo com o médio-compacto Cobalt -- serviam de "segurança" aos SUVs, que exibiam placas da cidade de São Caetano do Sul (SP), sede da GM do Brasil. 

As unidades também se aproximam demais da imagem modelada de como será o Trax, já divulgada pela GM norte-americana. Em relação às contra-partes da Buick e Opel, até onde se sabe, o modelo da Chevrolet terá mudanças no para-choque e grade frontais, capô (mais elevado e com dois vincos protuberantes) e recortes do para-lamas traseiro -- são justamente estas as áreas protegidas pela camuflagem. As lentes dos faróis também ser ligeiramente diferentes.

  • Divulgação

    Visual final do Trax é conhecido, mas apresentação oficial só em setembro, no Salão de Paris

Para quem achou o modelo muito baixo, lembramos: o mini-SUV da GM será montado sobre a plataforma de Cobalt, Sonic e Spin. UOL Carros teve a chance de vê-lo de pertinho no começo do mês (você pode rever nosso relato aqui) e pôde atestar que os volumes e ressaltos são feitos justamente para criar o efeito de robustez num veículo de formas compactas, que terá no máximo 4,3 metros de comprimento.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros