Topo

Peugeot traz 508, sedã grande francês, por R$ 119.990

Peugeot 508 é sedã grande com visual felino, conforto e muita tecnologia - Divulgação
Peugeot 508 é sedã grande com visual felino, conforto e muita tecnologia Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em Campos do Jordão (SP)

31/05/2012 20h54Atualizada em 31/05/2012 21h23

A Peugeot do Brasil apresentou no começo da noite desta quinta-feira (31), à imprensa especializada, o 508. Importado da França, o sedã grande chega ao País em versão única, sem opcionais, por R$ 119.990, já com o desconto do IPI válido até agosto -- para fazer frente a modelos como Citroën C5 (do mesmo grupo PSA), Ford Fusion, Hyundai Azera, Kia Cadenza e Volkswagen Passat.

Lançado mundialmente em 2010 durante o Salão de Paris, o 508 tem 4,79 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos e porta-malas para 473 litros (1.581 litros com rebatimento dos bancos traseiros). O motor é o eficiente 1.6 THP (turbo de alta pressão), que bebe apenas gasolina, aliado ao bom câmbio automático de seis marchas, com trocas sequenciais. Trata-se do mesmo conjunto empregado na versão topo do crossover 3008, no cupê esportivo RCZ, no 408 Turbo e lançado recentemente no estiloso Citroën DS3. Fabricado em parceria com a BMW, o motor gera 165 cv e 24,5 kgfm de torque, a rasteiras 1.400 rpm.

O pacote de equipamentos prioriza segurança e conforto, mas também abusa da tecnologia para oferecer ao motorista a sensação de "prazer ao dirigir", nas palavras do time de marketing da marca. Ar-condicionado de quatro zonas, painel com Head Up Display (projeção de informações em tela de policarbonato na altura da base do para-brisa), sensor de estacionamento, sistema Start/Stop para o motor e som premium (opcional no lote inicial, de 100 unidades) fazem parte da lista. A segurança fica a cargo de freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição da força de frenagem) e frenagem de emergência, controles de estabilidade e de partida em aclives, além de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e laterais do tipo cortina). A lista completa dos itens pode ser vista aqui.

Apenas 200 unidades do 508 deverão desembarcar no país em 2012 -- cerca de 30 carros por mês até dezembro -- o que fará do sedã um modelo de nicho. A Peugeot ainda oferece garantia de três anos e tabela fixa de preços das revisões periódicas -- as vistorias de 10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros custarão, por exemplo, R$ 980.

LISTA PREMIUM
O lançamento do 508, que inicialmente havia sido concebido apenas para o mercado europeu, reforça a estratégia da Peugeot de investir na imagem de marca premium, a exemplo do que vem fazendo a Citroën. A tese é reforçada pela lista de novidades que a marca prepara ainda para este ano.

Em julho, chega o 308 CC, versão conversível do hatch médio. Depois, é a vez do 308 Turbo, equipado com o motor 1.6 THP citado acima. E em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, será a vez do brasileiro conhecer o 208, compacto que será lançado no primeiro semestre de 2013, mas cuja produção em Porto Real (RJ) só será iniciada na segunda metade do próximo ano.

UOL Carros participa de test-drive com o Peugeot 508 nesta sexta-feira (1º) e publica suas impressões sobre o sedã em seguida.

Viagem a convite da Peugeot do Brasil