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Porsche 918 Spyder, híbrido de quase R$ 2 milhões, inicia últimos testes

Divulgação
Lançamento do 918 está marcado para o Salão de Frankfurt de 2013. Serão apenas 918 carros Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 13h59

O superesportivo híbrido Porsche 918 Spyder entra na fase final de testes, dedicada à sintonia fina do motor a combustão com os dois propulsores elétricos. O conjunto todo promete empurrar o bólido com potência máxima de 780 cavalos.

A previsão de lançamento está mantida para setembro de 2013, durante o Salão de Frankfurt, com entrega das primeiras das 918 unidades previstas antes do final do mesmo ano. Apresentado durante o Salão de Genebra de 2011, o 918 Spyder tem preço de 645 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhão, sem taxas ou impostos).

TRÊS MOTORES, MUITA FORÇA
O motor elétrico principal fornece potência de até 120 cavalos ao eixo dianteiro. O segundo módulo elétrico converge sua potência de 107 cavalos aos quase 580 cavalos do motorzão V8 de 4,6 litros a gasolina e ambos despejam a soma sobre as rodas traseiras, fornecendo o necessário para alcançar a máxima de 325 km/h. O 0-100 km/h poderá ser cumprido em cerca de 3 segundos. O eixo traseiro conta com mecânica diferenciada para ajudar o motorista/piloto a lidar com tanta força: além da suspensão multilink (braços sobrepostos na dianteira), um  sistema eletromecânico comanda o esterçamento de cada uma das rodas traseiras, quando necessário.

Quando parar é necessário, entra em ação o conjunto de freios com discos de cerâmica e sistema regenerativo, que transforma parte da energia cinética em carga para as baterias de 202 kW que alimentam os motores elétricos.

A Porsche promete um consumo médio superior a 30 km/l de gasolina premium com o sistema híbrido ativado, mas não forneceu a autonomia total neste caso. O 918 Spyder também poderá ser ser guiado no modo puramente elétrico por até 25 quilômetros, com velocidade máxima de 150 km/h.

No comando de tudo, está o piloto, que pode ter a companhia de um carona dentro da célula de sobrevivência feita de compósito de fibra de carbono com reforço plástico. O teto do tipo Targa conta com duas peças para ser removido com mais facilidade.  

O pacote de performance do 918 inclui ainda spoilers e aerofólio auto-ajustáveis, bem como uso dos gases do escapamento para melhoria da aerodinâmica, semelhante ao sistema utilizado nos carros de Fórmula 1 de 2011.

SUPERESPORTIVO ESTREOU EM GENEBRA 2011

  • A editora Anelisa Lopes, do iCarros, mostra como surgiu o Porsche 918 Spyder

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