Topo

Terceira geração do Ford Focus ensaia primeiros passos no Brasil

Terceira geração do Ford Focus (nova para nós, porque ela já roda lá fora desde 2011) é flagrada em Sorocaba (SP): carro deve chegar ao Brasil até 2013 - Fernando Magnoler/UOL
Terceira geração do Ford Focus (nova para nós, porque ela já roda lá fora desde 2011) é flagrada em Sorocaba (SP): carro deve chegar ao Brasil até 2013 Imagem: Fernando Magnoler/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2012 19h31

Os proprietários de um Ford Focus de segunda geração -- a que roda no Brasil desde 2008 -- antenados no mercado já esperavam por isso. Quem planejava comprar um, se o fazia por incauto, não mais o será (comprando-o, ou não): surgiram flagrantes da terceira geração do Focus circulando em Sorocaba, no interior de SP. No caso, um hatchback, captado pelo leitor Fernando Magnoler.

O Focus III foi apresentado nos EUA e na Europa nos salões internacionais de 2010, e as vendas começaram em 2011. Inicialmente sedã e hatch, a família cresceu com uma station wagon. Entre os ianques havia o horrendo Focus "pobrezinho" que fazia as vezes de segunda geração (uma espécie de mini-Fusion antigo), mas a unificação do modelo para que virasse global deu a eles o carro "verdadeiro". Para o Brasil, a expectativa de lançamento fica entre este mesmo ano, 2012, ou o ano que vem.

  • Getty Images

    Apresentação da gama Focus III no Salão de Detroit de 2011, quando surgiu a versão elétrica

De acordo com o sempre alerta Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o novo Focus abandonará o motor 2.0 Duratec, ficando apenas com o Sigma nacional, de 1,6 litro, mas com variação na abertura de válvulas, resultando em potência na casa dos 130 cavalos. O esperado motor Ecoboost, também de 1,6 litro, mas sobrealimentado, será a outra opção.

Outra novidade é a adoção de um câmbio automático de seis marchas com embreagem dupla -- novidade que poderá ser adicionada também ao New Fiesta brasileiro, a ser fabricado no país em 2013. Aliás, eis a má notícia para quem comprou o hatch compacto recentemente: quando nacionalizado (em menos de um ano) ele já vai incorporar o facelift sugerido pelo Fiesta ST mostrado em salões gringos, o qual exibe uma grade frontal bem mais agressiva que a atual. Mudança semelhante poderia acontecer com o próprio Focus III, que no ano que vem já estará na metade de sua vida.

E assim cumpre-se -- meio aos trancos e barrancos -- a promessa da Ford de, até 2015, vender no Brasil apenas produtos globais. New Fiesta, Focus e Fusion são os mais importantes entre eles.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br