Carros

De olho nos ricos de mercados emergentes, Bentley lança conceito controverso

Newspress
Bentley EXP 9 F quer conquistar os novos milionários, mas visual "exótico" pode atrapalhar Imagem: Newspress

Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 17h24

Que a China é o mercado que mais atrai a atenção das empresas que fabricam carros é senso comum. E engana-se quem pensa que o mercado chinês é atrativo apenas para quem pretende vender os chamados carros de volume: há espaço -- de sobra -- para veículos luxuosos.

Prova disso é o conceito EXP 9 F que a Bentley apresentou durante o Salão de Genebra. Voltado justamente aos milionários chineses -- assim como ao público de alto poder aquisitivo do Oriente Médio e da Rússia --, o EXP 9 F trata-se de um utilitário esportivo de alto luxo. Curiosamente, era esperado que em Genebra outra fabricante apresentasse seu “veículo familiar”. No caso, era aguardada a estreia de um SUV da italiana Lamborghini, o que acabou não ocorrendo.

O EXP 9 F é, antes mais nada, um Bentley. Portanto, o luxo interno é extremo, com o uso de materiais nobres em profusão, como couro, madeira e alumínio. O mesmo vale para a motorização: haverá a opção de equipar o carro tanto com um motor 6.0 W12 quanto com um 4.0 V8.

TROPEÇO VISUAL
Se no conteúdo o EXP 9 F ganha pontos, o design do carro coloca qualquer qualidade interior a perder. Era possível notar, à distância, a presença do protótipo no Palexpo. O carro chamava a atenção, sem dúvida, mas ao nos aproximarmos do estande da Bentley a sensação era, no mínimo, aterrorizante.

O SUV da Bentley é, para sermos educados, desproporcional. O tamanho das rodas não conversa com o restante do carro, sendo que o mesmo vale para o conjunto óptico. O perfil lembra um pouco o Land Rover Range Rover Vogue. Porém, enquanto no Vogue esse perfil quadradão é tradicional e faz parte da identidade da marca, no Bentley o resultado é, para dizer o mínimo, desastroso. 

A Bentley não confirmou a produção do carro, mas a julgar pelo crescimento da demanda de alto luxo em países emergentes, é de se supor que em um futuro próximo o EXP 9 F ganhe as ruas. E resta aos endinheirados fãs da marca torcerem para que, até lá, o SUV passe por uma bela reforma estilística.  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo