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Novo Ford EcoSport é flagrado e confirma estilo agressivo

Bruno Borges/UOL
Dois EcoSport de nova geração na cidade de Alagoinhas (BA): lançamento se aproxima Imagem: Bruno Borges/UOL

Claudio Luis de Souza

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2012 09h45Atualizada em 09/03/2012 11h17

Não dá para acusar a Ford de não fazer a lição de casa do pós-crise. A fabricante norte-americana corre atrás do prejuízo com dignidade, apostando numa gama enxuta de produtos globais nivelados por cima -- em outras palavras, um modelo produzido simultaneamente na Índia e na matriz em Detroit (EUA) deve ter a qualidade de um que fosse produzido somente em Detroit.

A Ford também faz um alto investimento nas tecnologias de propulsão híbrida e elétrica -- tema principal da marca já no Salão de Detroit de 2011. Alardeia isso até no Brasil, tendo trazido para cá o (ainda praticamente invendável, devido ao alto preço) Fusion Hybrid, que foi até emprestado à Presidência da República em 2010.

Por fim, aposta na descentralização do desenvolvimento de produtos, atribundo responsabilidades cruciais a polos em locais antes insuspeitados -- como o Brasil. E assim (e aqui) nasceu o novo EcoSport.

O carro foi apresentado à imprensa no começo do ano, em Brasília, no mesmo dia em que surgiu no principal salão automotivo indiano. Na verdade, o que os jornalistas puderam ver e tocar (mas não abordar) aqui no Brasil foi o que se chama de "mocape", basicamente uma escultura plástica representando o futuro carro. Tanto ela quanto as fotos de divulgação passavam uma forte impressão de artificialismo, devido à extravagante cor laranja e aos traços e formas algo exagerados (atenção, as imagens limpas do EcoSport que você pode ter visto por aí, e que não sejam do "laranjinha" que aparece nesta reportagem, são meras "projeções artísticas" extra-oficiais).

Mas agora começam a surgir flagrantes do novo EcoSport em testes de rodagem, por ora na região de Camaçari, na Bahia, onde a Ford tem sua fábrica mais importante no país. Dela sairão a nova geração do jipinho este ano e a do New Fiesta (inclusive do recém-lançado hatch) em 2013. E a surpresa, por assim dizer, é que o carro de produção vai ser muito parecido com seu mocape e seus desenhos computadorizados.

Cópia fiel: EcoSport real tem traços fortes como no protótipo

  • Divulgação

    A IMAGEM ACIMA é a divulgada pela Ford quando o novo EcoSport foi revelado ao mundo, em janeiro. Para facilitar a comparação com o flagra (abaixo) ela foi invertida. Ela é bastante fiel ao "mocape" em tamanho real exibido na apresentação no Brasil, em janeiro último.
     

  • Rodrigo Viana/UOL (via Novidades Automotivas)

    A PRIMEIRA REAÇÃO à foto do alto e ao mocape foi a de atribuir alguns detalhes ao exagero nos traços, tão comum nesse tipo de imagem. No entanto, o magistral flagra de Rodrigo Viana publicado no site Novidades Automotivas mostra que a dianteira do EcoSport real terá mesmo um "superbocão" hexagonal, luzes de neblina elevadas (em tese, fora do posicionamento ideal para iluminar a via) e faróis bastante estreitos e alongados, também com seis lados. Se eles terão LEDs, ou não, é cedo para dizer (talvez na versão top). As rodas de aço, que não são inéditas, e o retrovisor de plástico preto sugerem uma versão de entrada do jipinho.

A enorme grade frontal hexagonal que apareceu nessas prévias do EcoSport vai ser assim mesmo no carro real. O conjunto óptico afilado e horizontalizado também. É o que mostra a estupenda foto de Rodrigo Viana, em quadro nesta página, gentilmente cedida pelo site Novidades Automotivas.

São soluções do estilo Kinetic 2, que radicaliza a proposta de "aparentar movimento até quando o carro está parado" ao lhe acrescentar uma mistura de agressividade e refinamento, notável principalmente no novo Fusion (conhecido alternativamente como pseudo-Aston Martin) e no Fiesta ST -- e que deve se estender para a reformulação do New Fiesta e o facelift do Focus, entre 2013 e 2014.

Na imagem de Viana e também na foto de Bruno Borges, feita no final de fevereiro em Alagoinhas (BA) e enviada a UOL Carros, notam-se outros detalhes interessantes. As rodas de aço dos protótipos são as mesmas já usadas no EcoSport atual, ou muito semelhante a elas, o que indica, juntamente com a capa em plástico preto do retrovisor, e a ausência de repetidor de seta neste, que o futuro jipinho terá uma versão bastante simples -- certamente com o motor Sigma 1.6 já amplamente usado pela Ford, enquanto versões mais caras terão propulsor 2.0 e opção de câmbio automático.

  • Rodrigo Viana/UOL (via Novidades Automotivas)

    Calma, aventureiro! O estepe do novo EcoSport
    vai mesmo continuar fixado à porta traseira

Como o mais novo inimigo do EcoSport, o Renault Duster, tem variante com tração 4x4, é provável que a Ford seja obrigada a continuar oferecendo o mesmo sistema numa versão extra-cara do seu jipinho. Nem que seja para fazer de conta que vende.

E você, aventureiro urbano, pode dormir tranquilo: como se vê na foto menor, de traseira, também cedida pelo Novidades Automotivas, o novo EcoSport tem mesmo o estepe fixado na porta traseira -- o mocape e as fotos do "laranjinha" não mentiram. Agora é esperar até meados do ano (junho, julho, por aí), quando o carro deve ser lançado oficialmente.

E então será a hora de saber os preços. Como a Ford do Brasil também parece ter aprendido algumas lições com sua situação difícil no mercado local (correndo o sério risco de ser ultrapassada pela Renault -- a do Duster -- e deixar de ser uma das "quatro grandes"), quem garante que a tabela não virá camarada?

Afinal, quando o JAC J3 apertou, ela copiou os preços mais baixos do rival chinês, sem mudar um centavo, para o Fiesta Rocam. E, quando o New Fiesta empacou, a fabricante "descobriu" que poderia dar um belo desconto, posicionando o hatch "completaço" na faixa dos R$ 50 mil.

O EcoSport tem sido fundamental para a Ford brasileira desde que surgiu, em 2003, e agora o é mais do que nunca. E não é fácil a vida de quem não pode errar.
 

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