Carros

Chevrolet Cruze hatch e TrailBlazer são avistados e adiantam novidades do ano

Alexandre Sinato/UOL
Chevrolet Cruze hatch é visto quase sem disfarce na Zona Sul de São Paulo (SP) Imagem: Alexandre Sinato/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/01/2012 19h52Atualizada em 28/01/2012 18h05

Dois dias após o leitor Fábio Wertheimer fotografar um exemplar da quinta e mais recente geração do hatch Kia Rio (perdeu? Veja aqui) rodando sobre um caminhão-plataforma no meio de São Paulo (SP), UOL Carros recebeu novas imagens que adiantam algumas das principais novidades do ano. Duas delas se destacam: a configuração hatch do Chevrolet Cruze, visto pela primeira vez com pouca maquiagem, e o SUV TrailBlazer, conceito que deve substituir a atual Blazer em breve e que ainda não havia aparecido "ao vivo" no país, embora seja projetado pela equipe local da GM, como já explicamos. 

Precisando, como nunca, mostrar novidades, a Chevrolet divulga desde meados de 2011, quase como um mantra, que o calendário de lançamentos para este ano contaria com sete novidades. Por ora, apenas a chegada da nova geração da S10 foi confirmada -- a nova picape média será apresentada oficialmente no próximo dia 14 de fevereiro. E o resto? Para isso, a GM parece ter encontrado a "fórmula mágica": a todo instante aparecem carros com diferentes graus de camuflagem, mas circulando sem qualquer esquema de segurança em grandes vias de grandes cidades.

Primeiro, vimos uma enxurrada de unidades do Cruze sedã, depois do Cobalt. A futura minivan que matará Meriva e Zafira também foi flagrada por todos os ângulos, assim como o americano Sonic, que chegará como hatch e sedã compactos para brigar no segmento premium. Nas últimas semanas, só se falou na S10, quase onipresente em ruas e estacionamentos. A configuração hatch do Cruze também havia dado o ar da graça, mas nunca tão descaradamente.

Nesta sexta-feira (27), diferentes unidades do Cruze hatch foram avistadas por mais de um leitor de UOL Carros -- surgiu primeiro à frente do leitor Kenneth Ribeiro, em Campinas (SP), mas o flagra mais vistoso, por assim dizer, acabou sendo feito por Alexandre Sinato, repórter de UOL Esporte, que acompanhou o movimento do carro por alguns metros no cruzamento de uma importante avenida na Zona Sul da capital.

Sem medo das lentes, o Cruze dois-volumes trazia fitas adesivas encobrindo apenas a gravatinha dourada, símbolo da Chevrolet, e os emblemas de nome. Ainda assim, é possível notar que a marca deve manter a estratégia adotada com o sedã e ostentar o nome Cruze no lado direito da tampa do porta-malas, posicionando a denominação do motor (Ecotec6) do lado esquerdo.

  • Divulgação

    Traseira do hatch Cruze europeu traz emblemas para marca e nome do modelo

Na Europa, há um emblema dedicado ao nome da marca, mas a filial brasileira pode preferir dar destaque ao mais avançado conjunto motriz disponível por estas bandas, como faz no sedã. A unidade flagrada contava ainda com equipamentos -- rodas grandes de liga, frisos cromados e sensores de ré -- típicos da versão mais equipada, algo que também pode indicar a gana de mostrar como o carro é bem-equipado, ao menos em uma de suas versões.

Mas quando o carro, que substitui Astra hatch e Vectra GT, chega de verdade? O lançamento já deveria ter ocorrido, mas o adiamento jogou a estreia para uma data ainda incerta.

APARECEU
Inédita mesmo é o surgimento do SUV TrailBlazer: ainda conceitual, o modelo deve ser convertido na próxima geração da Blazer, compartilhando plataforma e equipamentos com a futura S10. Desta forma, manterá a "irmandade" do utilitário e picape atuais. O flagrante do TrailBlazer -- encontrado parado, atrás de uma vitrine, provavelmente ainda em forma de protótipo -- foi feito pelo leitor do site Carsale, András Fleury, também em São Paulo.

Conforme UOL Carros revelou em novembro, tanto S10 quanto TrailBlazer são projetos da GM brasileira e por isso não há espanto, embora seja uma grata surpresa, com o surgimento repentino do SUV no país.

TEM MAIS
Os internautas também se depararam com novas aparições de modelos flagrados anteriormente. O hatch compacto da Hyundai, cuja fabricação em Piracicaba (SP) começará em breve, dava mais um de seus passeios pela Marginal Tietê, em São Paulo (SP), quando clicado por Cristiano Oliveira.

O sedã compacto japonês Toyota Etios, que deve vir para disputar mercado com Logan, Versa e companhia, também andava pela Marginal ao ser fotografado por Hugo Gouveia. Outro sedã oriental com passaporte carimbado para o país é o chinês Chery Fullwin, avistado por Walter Moura em Santos, no litoral, onde faz testes de adaptação -- este carro, porém, deve trocar de nome e até ganhar motor flex antes de chegar de vez, em 2013.

Para encerrar, há a estranha aparição camuflada do que parece ser uma unidade da picape compacta Saveiro Cross. Embora haja poucos detalhes, lembramos que o Gol G5 (assim como os derivados Voyage e Saveiro) completa quatro anos de mercado agora em 2012, e este é o prazo habitual para um facelift de meia-vida. Ou seja, o momento é perfeito para que o trio adote o visual comum ao restante dos carros da Volkswagen -- faróis horizontalizados e alinhados com a grade. 

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail
 uolcarros@uol.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo