Carros

Volkswagen Gol fecha mais um ano na liderança; confira os 15 mais vendidos de 2011

Divulgação
Compacto da Volkswagen foi seguido de perto pelo Fiat Uno, mas manteve a ponta nas vendas Imagem: Divulgação

Da Redação

O número exato de vendas de 2011 ainda não está fechado, mas no último dia útil do ano já é possível apontar a classificação de cada modelo vendido no mercado nacional. Utilizando dados do ranking nacional da Fenabrave (a associação dos distribuidores de automóveis), atualizado diariamente, listamos os 15 modelos mais vendidos do ano, mesclando automóveis e comerciais leves -- atenção, os números são uma aproximação, já que a entidade só entrega seu balanço no dia 4 de janeiro, quando também haverá a definição do total de vendas do setor (e de qual será o novo patamar histórico), bem como a classificação de fabricantes, embora a Fiat, Volks e Chevrolet mantenham suas posições habituais.

Líder por mais um ano, o Volkswagen Gol era uma verdadeira barbada. Apesar de ter um concorrente de peso, no caso o Fiat Uno, o compacto VW vendeu até o momento 293.168 unidades, mantendo-se à frente do Uno (273.298) por pouco menos de 20 mil unidades. Ambos deram uma verdadeira goleada no terceiro colocado, o Chevrolet Celta, que emplacou 148.852.

Vieram na sequência o Corsa Sedan (125.638) -- que engloba as vendas do Classic --; a Fiat Strada (118.530); o Fiat Palio (105.623); o VW Fox (102.750); o Fiat Siena (90.090); o VW Voyage (87.101); o Ford Fiesta (86.120); o Renault Sandero (81.570); o Chevrolet Agile (73.216); a VW Saveiro (71.135); o Ford Ka (63.712); e o Toyota Corolla (53.067).

POR DENTRO DA BRIGA
- Hatches de entrada: a vitória, já citada, ficou com o Gol. Perto do compacto da Volks, só mesmo o Fiat Uno, mostrando uma polarização nesse segmento. O Celta se manteve distante da briga pela liderança, mas mais próximo do que Palio, Fiesta e Ka.

- Hatches compactos: a liderança foi do Fox, que abriu pouco mais de 20 mil carros para o segundo colocado, o Renault Sandero, seguido pelo Agile. Na sequência -- e bem próximos -- veio a dupla francesa Citroën C3 e Peugeot 207, superando o Fiat Punto.

- Sedãs compactos: foi apertada. Por pouco menos que três mil emplacamentos, o Fiat Siena ficou à frente do VW Voyage. Mais distantes, Chevrolet Prisma, Renault Logan e Ford Fiesta Sedan.

- Hatches médios: Hyundai i30 tem 35.688 unidades registradas até o momento e termina 2011 bem à frente de seu principal rival, o Ford Focus (27.592 unidades). O moribundo Chevrolet Astra não fez feio e ficou próximo da dupla. Mais distantes, VW Golf e Fiat Bravo apenas assistiram à briga pelo topo em seu segmento.

- Picapes compactas: Fiat Strada emplacou mais de 118 mil unidades e praticamente implodiu a concorrência no certame das picapes compactas. Não deu chance para a VW Saveiro, superando por mais de 45 mil unidades a sua principal rival. A Chevrolet Montana também ficou distante, vendendo menos da metade do que a Fiat.

- Picapes médias: Mais simples, logo mais barata, a Chevrolet S10 (42.756 unidades) bateu sua principal rival Toyota Hilux (33.194) e ficou na liderança do segmento em 2011. A única concorrente que se aproximou da dupla foi a Mitsubishi L200 (22.073). Ford Ranger e Nissan Frontier sequer apareceram no retrovisor do trio.

- SUVs: O líder continuou sendo o Ford Ecosport (38.498), mas o desempenho do Renault Duster (9.363), lançado somente no final do ano, mostra que a disputa deve ser mais quente em 2012. O único a se aproximar do Ecosport no acumulado foi o Hyundai Tucson (18.012) e mesmo assim sem sustos: a diferença entre os dois foi superior a 20 mil carros.

- Sedãs médios: Mesmo recebendo diversas novidades em 2011, o segmento dos sedãs médios viu o Toyota Corolla (53.067) se manter mais um ano na liderança. O sedã apenas confirmou no Brasil o que faz no restante do mundo, já que é o carro de passeio mais vendido em todo o globo pelo sétimo ano consecutivo (leia mais aqui).

E não só isso: o japonês conseguiu fechar o ano entre os 15 carros de passeio mais vendidos no Brasil, feito notável se considerarmos o preço do modelo. Vendeu mais do que o dobro do Honda Civic em 2011 (22.961), seu tradicional rival, deixando para trás também Kia Cerato (20.686) e Volkswagen Jetta (14.065).

Veja abaixo a lista dos 15 modelos mais vendidos em 2011 e o número de emplacamentos até o momento. UOL Carros lembra que os números ainda não são definitivos, mas dificilmente haverá mudanças significativas:

1º - Volkswagen Gol – 293.168
2º - Fiat Uno – 273.298
3º - Chevrolet Celta – 148.852
4º - Chevrolet Corsa Sedan/Classic – 125.638
5º - Fiat Strada – 118.530
6º - Fiat Palio – 105.623
7º - Volkswagen Fox – 102.750
8º - Fiat Siena – 90.090
9º - Volkswagen Voyage – 87.101
10º - Ford Fiesta – 86.120
11º - Renault Sandero – 81.570
12º - Chevrolet Agile – 73.216
13º - Volkswagen Saveiro – 71.135
14º - Ford Ka – 63.712
15º - Toyota Corolla – 53.067

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo