Topo

Surgem os primeiros Toyota Etios nas ruas do Brasil

<b>Toyota Etios na marginal Pinheiros: imagine, ele não tem nada a ver com o Logan</b>  - Gerson Bellini/UOL
<b>Toyota Etios na marginal Pinheiros: imagine, ele não tem nada a ver com o Logan</b> Imagem: Gerson Bellini/UOL

CLAUDIO DE SOUZA<br>EUGÊNIO AUGUSTO BRITO

Da Redação

13/12/2011 16h47

O Toyota Etios, sedã compacto da marca japonesa, já roda em testes pelas ruas do Brasil. Com primazia na grande imprensa brasileira, UOL Carros publica as primeiras fotos de qualidade do modelo, graças à colaboração do leitor Gerson Bellini, de São Paulo (SP), que flagrou o Etios na marginal Pinheiros, perto da ponte Cidade Universitária.

Também nesta terça-feira (13), o site parceiro Best Cars publica um flagrante do Etios.

FLAGRA NO POSTO

  • Fabrício Samahá/Best Cars

    Um segundo exemplar do Etios foi avistado e registrado num posto de gasolina da Grande SP; a equipe da Toyota fugiu quando percebeu a ação

A fabricante japonesa guarda estes exemplares em sua unidade de São Bernardo do Campo (SP), cidade que consta das placas de licença do carro avistado pelo leitor Bellini e pela equipe do Best Cars (diferentes apenas no último algarismo). Um jornalista de UOL Carros já havia visto um dos dois exemplares durante visita ao local, mas não cometeu a descortesia de fotografá-lo sem permissão dentro de sua casa. Até porque era questão de tempo até que o Etios aparecesse nas ruas e algum leitor o flagrasse. Aconteceu agora.

Na esteira desse flagrante, UOL Carros pode confirmar que os três modelos citados por uma fonte da Toyota como novidades no Brasil até 2015 são o híbrido Prius, este Etios que vemos nas fotos e, por fim, o dois-volumes Liva (já flagrado por colegas de outros sites), que é uma variação do Etios, mas que deve ser tratado no Brasil como um modelo à parte -- do mesmo modo que faz a Volkswagen com Gol e Voyage e a Fiat com Palio e Siena. Afinal, quando foi a última vez que você ouviu alguém se referir ao Voyage como "sedã do Gol" ou ao Siena como "sedã do Palio"?

  • Gerson Bellini/UOL

    O leitor Gerson Bellini só conseguiu pegar a dianteira do Etios pelo retrovisor, mas já bastou: veja, no detalhe, o carro por inteiro, como é vendido hoje na Índia

Os dois carros serão fabricados na nova unidade da Toyota em Sorocaba (SP), prevista para começar a funcionar no meio de 2012. Mais ou menos nessa época, o Etios e o Liva devem ser mostrados à imprensa brasileira, talvez no exterior (o DNA dos modelos é indiano). Neutro, o nome Etios deve ser mantido para o sedã, mas Liva soa como incompleto (parece apelido) e ainda por cima lembra Livina (da Nissan). Fica a dúvida sobre seu batismo.

O Etios chega ao Brasil com evidente inspiração no Renault Logan, o pioneiro da turma dos "sedãs compactos tamanho GG". O segundo membro é o Nissan Versa; o terceiro, o Chevrolet Cobalt.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br