Topo

Honda NSX-R é testado por Ayrton Senna em vídeo de 1991

Da Redação

12/12/2011 15h06

O ano era 1991, o local era a pista japonesa de Suzuka: o piloto brasileiro Ayrton Senna, que conquistaria seu terceiro e último título da Fórmula 1 nesta temporada, era o convidado da Honda (fabricante dos motores que equipavam os carros de sua equipe, a McLaren) para testar o cupê esportivo NSX Type R.
 
Produzido durante quinze anos entre o começo da década de 1990 e 2005, o NSX tinha motor V6 central com comando variável de válvulas (hoje difundido entre os modelos da Honda) e tração traseira, potência de 295 cavalos e torque de quase 31 kgfm. Visual e especificações o colocavam em linha com modelos como o Chevrolet Corvette.
 
Agora, quase sete anos após o término da produção, o  Honda NSX deve ter o conceito de sua nova geração apresentada no Salão de Detroit 2012 e, segundo a revista Car and Driver, voltará às ruas em breve.
Segundo apontam alguns, Senna teria dado palpites aos engenheiros da fábrica japonesa durante o desenvolvimento do cupê original. De concreto, temos este vídeo, no qual o piloto confere com curiosidade alguns detalhes do NSX-R antes de acelerá-lo pelas curvas do circuito. A configuração Type R abria mão de itens de conforto como ar condicionado, sistema de som e vidros elétricos para reduzir seu peso de 1.350 para 1.230 quilos. 
 
Além da técnica do tricampeão de Fórmula 1, morto em acidente de corrida em 1994, o vídeo mostra momentos no mínimo intrigantes. É possível reparar na roupa "formal" de Senna -- óculos de sol, casaco e calça escuros, sapatos marrons e meias brancas, que ficam berrantes nas imagens da câmera on-board. Há ainda a curiosa reverência cerimoniosa da imprensa japonesa, que tenta manter uma respeitável distância  do piloto, enquanto este circula ao redor do NSX para observá-lo. Por fim, claro, o inglês quase macarrônico de Senna não o impede de elogiar motorização, aceleração e o caráter "divertido" do cupê.