Topo

Recall mundial de airbags da Honda não afeta carros vendidos no Brasil

Honda Civic 2002 está entre os modelos com defeito, que não afeta carros vendidos no Brasil - Divulgação
Honda Civic 2002 está entre os modelos com defeito, que não afeta carros vendidos no Brasil Imagem: Divulgação

Da Redação

02/12/2011 12h11Atualizada em 02/12/2011 20h09

O recall para reparar falha no sistema de airbags de modelos da Honda  -- anunciado na manhã desta sexta-feira (2) -- foi ampliado e já abrange mais de 917 mil unidades em todo o mundo. De início, o total de unidades a serem reparadas estava pouco acima de 300 mil. De toda forma, a explosão do alcance do chamado (e portanto, do universo de veículos potencialmente incluídos) não afeta os modelos vendidos no Brasil de acordo com declaração da assessoria da imprensa da Honda do Brasil.

Além dos modelos Civic (fabricados entre 2001 e 2003), Accord (de 2001 e 2002) e Odyssey (2001 a 2003), conforme divulgado inicialmente, o maior recall da história da Honda para um único reparo atinge também os modelos CR-V (2002 a 2003), Pilot (2003) e modelos da divisão de luxo Acura também fabricados entre 2002 e 2003.

ESTOURO ALEATÓRIO
A convocação feita ao redor do mundo pela Honda envolve veículos equipados com airbags de duplo estágio, que por conta de sistemas defeituosos podem estourar aleatoriamente -- no Brasil, segundo a assessoria da fábrica, foram vendidos apenas modelos equipados com airbags de estágio simples.
 
Esta é a sexta vez nos últimos três anos que um recall é acionado para tentar sanar este mesmo problema. Segundo a fabricante, 20 pessoas ficaram feridas no período.
  • Divulgação

    O sedã grande Accord está entre os afetados

A maior parte dos veículos afetados pelo defeito (90%)  foram vendidos nos Estados Unidos. Outros pontos de convocação são: Canadá, Japão, Austrália, Taiwan e Cingapura.

De acordo com dados da Honda divulgados das agências de notíciass "Reuters" e "Automotive News", 2,77 milhões de veículos já teriam sido localizados pelos sucessivos recalls sobre o defeito dos airbags.

A companhia disse que teve conhecimento do defeito após descobrir que um fornecedor tinha cometido um erro e permitido que peças defeituosas do sistema de airbag chegassem aos carros.
 
VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA DECLARAÇÃO DA HONDA DO BRASIL:

Recall anunciado pela Honda Motor Co. não atinge modelos comercializados no Brasil

A Honda Automóveis do Brasil informa que o anúncio realizado pela Honda Motor Co. a respeito do recall do "insuflador do airbag " não se aplica aos automóveis produzidos e/ou comercializados no Brasil.

O problema foi detectado nos insufladores com a especificação do tipo duplo estágio (dual stage) e os veículos comercializados no Brasil, nacionais e importados, adotam o tipo estágio simples (single stage).

Informações adicionais podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800-017-1213.

Com informações da Reuters