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Toyota Fun-Vii é um smartphone sobre rodas

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Achou que ícones e papel de parede eram coisas de celular? Agora carro também tem Imagem: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Da Redação

28/11/2011 21h09Atualizada em 29/11/2011 19h03

O Salão de Tóquio é pródigo em apresentar novidades que flertam com a visão de um mundo moderno tipicamente japonês -- o que, necessariamente, inclui altas doses de tecnologia --, mas também podem descambar para a bizarrice. O Toyota Fun-Vii, carro-conceito mostrado nesta segunda-feira (28), sem exagero algum, poderia ser chamado de "smartphone sobre rodas" se viesse ao mundo algum dia, algo que provavelmente não deve ocorrer -- por mais viável que pareça, não há sequer preço ou data de produção estimados.

Nesse conceito, o formato pouco usual da carroceria fica em segundo plano a partir do momento em que esse componente do carro é, na verdade, uma tela, capaz de exibir as mais variadas imagens. Com isso, o proprietário desse veículo pode personalizá-la digitalmente, exibindo papéis de parede, aplicativos e uma série tão ampla de informações que, no fim das contas, deixarão o carro com jeito de perfil no Facebook.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, explica que o nome do conceito vem da ideia de que "carro bom tem de ser divertido" (daí o "Fun", diversão em inglês) e que "Vii "é a sigla para Veículo Interativo conectado à Internet. Nas imagens divulgadas pela marca, o Fun-Vii mostra que também pode ser ainda um garoto-propaganda ao exibir a identidade visual de uma cafeteria.

Internamente, os ocupantes podem ter estas mesmas informações e mais mapas detalhados, notícias e dicas projetados diretamente nos vidros, como imagens holográficas, numa evolução dos atuais Head Up Displays, presentes em modelos da BMW, Audi, Chevrolet e Peugeot.
 
Recursos como a realidade aumentada, comandos por voz e, obviamente, integração com smartphones e tabletas complementam a ligação homem-carro. Mais japonês, impossível.
 
Toyota Fun-Vii
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