Carros

Citroën realiza expedição com o clássico 2CV no Nordeste brasileiro

Theo Ribeiro
Antigos, mas não velhos. Expedição coloca à prova a robustez e eficiência do clássico francês Imagem: Theo Ribeiro

Da Redação

26/10/2011 14h05Atualizada em 26/10/2011 14h40

Enquanto alguns donos de carros antigos tratam esses veículos como verdadeiras peças de museu, proprietários do Citröen 2CV decidiram colocar seus clássicos em uma aventura de 2.200 quilômetros pelo Nordeste do Brasil. A expedição, chamada de Raid 2CV, acontece desde 1990 e está pela primeira vez em território nacional. A viagem teve início na última segunda-feira (24) e terminará no dia 5 de novembro.

Ao todo, 33 unidades do 2CV participam do Raid, organizado pela Peter Pan Productions -- um grupo de amigos franceses que a cada dois anos realiza uma grande viagem do tipo. No Brasil, o roteiro tem início em Fortaleza, no Ceará, segue até São Luís, no Maranhão, e retorna à cidade de origem. A ideia é curtir a viagem, por isso não há qualquer tipo de competição que envolva velocidade ou menor tempo. O evento ainda conta com o Citroën Aircross desempenhando o papel de carro-madrinha.

O 2CV foi idealizado em 1935, como uma alternativa de transporte leve e racional. Sua produção, contudo, foi interrompida com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o que fez com que sua chegada às ruas acontecesse apenas em 1948. O modelo foi produzido até 1990 e teve, ao todo, 5.114.940 unidades fabricadas, tanto na carroceria furgão quanto na de passeio.

Para o Raid, os 2CV passaram por modificações visando aumentar a sua já reconhecida resistência. Motor (de 652 cm³, ou 0,65 litro), freios e suspensão foram alterados. O chassi foi reforçado e partes da carroceria, como o para-brisa, trocados. O sistema elétrico do carro recebeu melhorias para permitir a instalação de tomadas para o uso de GPS, telefones e laptops.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo