Carros

Lojas já têm Renault Duster; preços variam de R$ 51 mil a R$ 70 mil

Murilo Góes/UOL
Disposição para encarar o off-road o Duster tem; resta saber se vai cair no gosto do brasileiro... Imagem: Murilo Góes/UOL

RODRIGO LARA

Da Redação

O Renault Duster não é exatamente uma novidade. Mesmo ausente do Salão do Automóvel do ano passado, imagens do carro pipocaram em publicações especializadas durante todo o ano de 2011 e, mesmo antes do lançamento oficial, UOL Carros andou no SUV compacto destinado a ser a arma da Renault contra o líder do segmento, o Ford EcoSport.

Numa breve consulta a concessionárias da Renault de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi possível descobrir que o carro já se encontra disponível para a compra. Em pelo menos duas revendas contatadas, o jipinho podia ser adquirido "em todas as versões e várias cores", conforme um funcionário.

Mistério comum que cerca qualquer lançamento, os preços também foram revelados: o Duster mais barato foi encontrado por R$ 51 mil. Trata-se da versão 1.6 básica, equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo. Já a mais cara, com motor 2.0 e tração 4x4, era oferecida por R$ 65 mil em São Paulo e R$ 70 mil no Rio de Janeiro. Ficou claro que, por ora, cada loja está fazendo o seu preço.

É o que sugere a tabela que uma das revendas da Renault contatadas enviou a UOL Carros (que se passou por um cliente). Ela contém preços e versões do Duster, conforme segue abaixo:

TUDO SOBRE O DUSTER

VersãoCódigoPreço
Duster 4x2 1.6 16VH0C2 16K L2R$ 53.084
Duster Expression 4X2 1.6 16VH1C2 16K L2R$ 55.384
Duster Dynamique 4X2 1.6 16VH2C2 16K L2R$ 59.084
Duster Dynamique 4X2 2.0 16V manualH2C2 20F L2R$ 62.784
Duster Dynamique 4X2 2.0 16V automáticoH2C2 20FAL2R$ 66.784
Duster Dynamique 4X4 2.0 16V manualH2C4 20F L2R$ 66.784

Conforme visto acima, o Duster será vendido em seis versões. A gama de motores inclui um 1.6 16V com potência de 115 cavalos com etanol e 110 cv com gasolina, a 5.750 rpm. O torque dessa unidade é de 15,5 kgfm com etanol e 15,1 kgfm com gasolina a 3.750 rpm.

  • Gustavo Liboni/UOL

    Cegonha transporta um Duster (no alto; abaixo, uma Nissan Frontier) numa rodovia perto de Uberlândia (MG). O flagra foi feito pelo leitor Gustavo Liboni, de Valinhos (SP)

Há também um motor 2.0, bicombustível, destinado às versões mais caras. Essa unidade tem potência de 142 cv com etanol e 138 cv com gasolina a 5.500 rpm e torque máximo de 20,9 kgfm com etanol e de 19,7 kgfm com gasolina, alcançados a 3.750 rpm.

Todas as versões 1.6 são equipadas com câmbio manual, de cinco marchas. Já as 2.0 manuais possuem uma transmissão de seis marchas, enquanto o 2.0 automático conta com uma caixa de quatro velocidades. A tração 4x4 está disponível apenas na versão 2.0 equipada com câmbio manual. Nela há, inclusive, diferenças na arquitetura da suspensão traseira do carro. Semi-independente nas versões 4x2, ela é Multilink na 4x4. O porta-malas também é menor no Duster com tração integral: 400 litros, contra 475 litros nos demais.

De acordo com a ficha técnica do carro à qual UOL Carros teve acesso, o Duster terá como opcional apenas o banco de couro. Sendo assim, as variações de recheio ocorrem em pacotes fechados e de acordo com a versão. Freios ABS estão disponíveis apenas para as versões Dynamique. Airbag duplo vem de série da versão Expression 1.6 em diante -- apenas para citar os itens mais importantes.

No mercado, o Duster vai encarar o já citado EcoSport -- que deve ganhar fôlego com a mudança de geração prevista para 2012 -- e o Hyundai Tucson. O jipinho da Ford tem preços entre R$ 51.486, para a versão XL 1.6, e R$ 63.644 para a variante 4WD 2.0, de tração integral. Já o SUV compacto da Hyundai começa em R$ 64.900 na versão 2.0 16V manual, chegando a R$ 73.250 na automática (preços Fipe).

A Renault realizará o lançamento oficial do Duster para a imprensa entre os dias 3 e 5 de outubro, com cobertura completa de UOL Carros. É possível que, na ocasião, valores diferentes sejam anunciados pela montadora.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Carpress
Car and Driver
Car and Driver
Carpress
Carplace
AutoEstrada
Best Cars
Best Cars
Carsale
Carplace
Carros
Carplace
AFP
Carplace
Best Cars
Carplace
Carplace
Carplace
Best Cars
Carplace
Motos - Da Redação
Carplace
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carpress
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Carplace
Carpress
Carplace
AutoEstrada
MotorDream
AutoEstrada
Carpress
Carplace
Carpress
MotorDream
Carpress
Best Cars
Carplace
Car and Driver
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Da Redação
AutoEstrada
Carplace
Carplace
Carsale
Best Cars
Topo