Carros

Nova Ford Ranger é flagrada nos EUA e chega ao Brasil em 2012

Divulgação
Ford Ranger de nova geração é vista no Salão de Frankfurt e deve chegar ao Brasil em 2012 Imagem: Divulgação

EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
MURILO GÓES
Enviados especiais a Frankfurt (Alemanha)


RODRIGO LARA
Da Redação

13/09/2011 18h24

Ninguém sabe ao certo o motivo, mas a nova geração da Ford Ranger (acima) ainda tem um quê de segredo, mesmo tendo sido apresentada a diferentes partes do mundo em quatro salões: Austrália, Bancoc, Buenos Aires e, agora, Frankfurt, onde uma única unidade com o volante posicionado para mão inglesa (do lado direito da cabine) está exposta. Nem é novidade o fato de que ela chega ao Brasil, vinda da Argentina, ainda em 2012 -- algo confirmado por executivos e assessores da marca no evento alemão.

A novidade, porém, vem desse lado aí do Atlântico: uma Ranger de testes circula por Detroit, cidade-berço da indústria automotiva dos Estados Unidos, com camuflagens nas laterais, mas sem qualquer preocupação em esconder as inscrições com o nome da picape ou o logo oval da fabricante. O autor do flagra que pode ser visto nas três fotos abaixo é o leitor Rafael Messias Guerra:

FLAGRA EM DETROIT

  • Rafael Messias Guerra/UOL

    Quem disfarçou a picape não se preocupou em esconder a inscrição com o nome do modelo

Para enovelar a trama do mistério, as informações dão conta de que a picape será vendida globalmente, mas não nos Estados Unidos, mercado que prefere trucks maiores. O fato de a picape circular por lá indica que o modelo está sendo verificado antes do início de sua operação no continente americano.  Fora isso, nada mais é confirmado: não há indicação clara da motorização, que terá opção flex, nem das configurações disponíveis. Nem mesmo a menção a nomes como Toyota Hilux, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok fazem os executivos da Ford entregarem os pontos.  

NOVA RANGER PASSEIA EM DETROIT

  • Rafael Messias Guerra/UOL

    Modelo flagrado já aparece em sua forma definitiva, com grandes lanternas verticais e logotipos à vista e facilmente identificáveis

  • Rafael Messias Guerra/UOL

    Foi possível enxergar o interior do carro. Segundo o autor das fotos, o volante é o mesmo da atual geração do crossover Edge e do SUV Explorer

"A nova Ranger tem muito mais qualidades e é muito mais competitiva que seus rivais, não estamos preocupados", afirmou o vice-presidente global de marketing da Ford, Jim Farley, em entrevista a UOL Carros feita em Frankfurt, nesta segunda-feira (13).

Além da "mão invertida", a Ranger para europeu ver em Frankfurt está equipada com motor de 3,2 litros a diesel de cinco cilindros e 200 cv, bem distante do propulsor que pode ser utilizado no Brasil: um 2,5 litros a gasolina de quatro cilindros e 166 cv, que pode deverá ser retrabalhado para ser flex. 

Uma coisa é certa: 2012 é o mesmo ano no qual outra rival histórica da Ranger, ao menos no Brasil, a Chevrolet S10, também se renova. E este deve ser o principal (senão único) responsável pela divulgação de uma data por parte da Ford.

P.S. 1
O estande da Ford em Frankfut exibe ainda o conceito Evos, uma espécie de cupê de quatro portas que se abrem como asas (verticalmente, ancoradas em pontos do teto), com frente estilizada que lembra muito a nova geração do Focus (ele tem o mesmo porte), mas também guardam aspecto malvado bem ao estilo do Mustang (fica aí a dica) e  traseira em cunha, como a do Hyundai Veloster. Qual a importância dele? Farley afirma que o carro, ao ganhar vida, poderia ser atrativo para o nosso mercado. Sim, "poderia".

NOVO ESPORTIVO NO AR?

  • Murilo Góes/UOL

    Evos: porte de Focus, portas como asas e cara de mau do Mustang teriam o rumo do Brasil

P.S. 2
Nem temos o New Fiesta hatch em nossas ruas ainda e os europeus já receberam uma versão esportiva ST, com frente incrível do tipo "bocão", e motor Ecoboost de 1,6 litro, com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.  


Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail l-uolbr-carros@uolinc.com.

O jornalista Eugênio Augusto Brito viaja a convite da Anfavea

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo